sábado, 17 de julho de 2021

Nome sujo: 4 problemas que você vai ter se tiver restrição


 
(Photo by @sitthiphong / freepik)
Estar com nome sujo no Brasil é algo extremamente comum, tendo em vista às várias crises e ainda o agravamento da pandemia, essa situação é realidade de milhões de brasileiros.

O atraso ou ainda a falta de pagamento das dívidas pode gerar uma série de consequências para quem agora está com alguma restrição. Caso o cidadão esteja com nome sujo, será considerado um mau pagador, e isso lhe trará as seguintes dificuldades:

  • Conseguir financiamentos e empréstimos;
  • Abrir uma conta-corrente;
  • Ter cartão de crédito aprovado;
  • Ter disponibilidade de crédito especial.

O cidadão com nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, tem grandes dificuldades para conseguir crédito nas instituições financeiras, realizar qualquer tipo de financiamento, abrir contas em bancos e pode acarretar demissão de funcionários bancários.

Mesmo que você não tenha o costume de utilizar esse tipo de serviço ou produto é importante manter-se regularizado, pois quando você menos esperar essa restrição poderá afetar a sua vida, seja para compra de um automóvel, casa, ou até mesmo para conseguir comprar um bem tão desejado de modo parcelado em cartão.

Mitos do nome sujo

Muitos mitos relativos ao nome sujo também são espalhados pela falta de informação, como a situação de que uma empresa privada pode não contratar um candidato porque o mesmo possui restrição no nome, saiba que isso não pode acontecer e caso aconteça busque os seus direitos, pois a lei não permite esse tipo de atitude.

Outro mito muito divulgado é de que quem tem nome sujo não pode tirar passaporte e viajar para o exterior, o que é um mito, pois o cidadão mesmo que possua restrição pode sim, viajar para o exterior e tirar o seu passaporte.

Como consultar se meu nome está sujo

O cidadão que queira descobrir se seu nome está negativado, pode acessar o site do Serasa e do Boa Via SCPC que disponibilizam uma consulta gratuita dos status do seu nome a partir de um simples cadastro.

Com relação ao SPC é possível acessar por meio do site ou ainda comparecer em algum posto de atendimento do órgão para receber a informação, contudo, nesse caso o serviço é pago.

Com informações do site: JORNAL CONTABIL