quinta-feira, 22 de julho de 2021

Empréstimo consignado do Bolsa Família será liberado para todos os beneficiários?


 


Foto: Reprodução
Governo federal estuda liberação de empréstimo consignado para inscritos no programa Bolsa Família. Veja quem poderá solicitar.

Beneficiários do Bolsa Família poderão ter direito à contratação de empréstimos consignados usando o valor do benefício social. A medida ainda está em fase de análise pela equipe do Ministério da Economia, mas pode ser liberada já nos próximos meses.

Saque parcial do FGTS é liberado em caso de demissão consensual.

A linha de crédito especial deverá permitir a contratação de empréstimos equivalentes a até 30% do valor do benefício, com taxas de juros reduzidas. A contratação poderá ser feita pela internet, direto no aplicativo Caixa Tem.

Quem poderá solicitar?
Se a proposta de crédito consignado for aprovada, todos os inscritos no Bolsa Família terão direito ao microcrédito. Não será preciso comprovar renda mínima, já que o benefício será usado como “garantia” do pagamento.
Antes da contratação, o interessado poderá fazer uma simulação no aplicativo para conhecer as condições do empréstimo, tais como taxas de juros e número de parcelas.
Caso o cidadão seja excluído do Bolsa Família, será necessário continuar pagando o empréstimo até que a dívida seja quitada. No entanto, as condições especiais continuarão as mesmas acordadas no contrato original.

Reformulação
O governo federal estuda uma reestruturação completa do programa, com a inclusão de novos beneficiários e aumento do valor médio do benefício. Em entrevista recente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “o valor será no mínimo de 300 reais”, mas a equipe da economia ainda não encontrou uma fonte de financiamento para custear as mudanças.

Com informações do site: capitalist