sábado, 10 de julho de 2021

Cursos online e gratuitos da University of Alberta, Canadá


 
Foto: Reprodução

A University of Alberta é uma das cinco melhores universidades do Canadá e está entre as 100 melhores do mundo. Grande, imersiva e inspiradora, ela oferece mais de 200 cursos em 18 faculdades diferentes, atraindo mais de 36.000 estudantes, inclusive 7.000 estrangeiros. Outro grande destaque da UAlberta é o seu programa de Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), que mantém uma variedade de cursos online e gratuitos que você pode cursar de qualquer lugar do mundo.

O que são os Massive Open Online Courses?
Os Massive Open Online Courses, conhecidos mais pela sigla MOOC, são cursos online abertos e massivos. Eles representam uma maneira acessível e flexível de estudar, por oferecem aprendizados gratuitos em plataformas virtuais. Geralmente, eles não exigem nem requisitos mínimos. Você estuda sem sair de casa, basta ter acesso à internet. 

MOOCs da University of Alberta
A Universidade de Alberta firmou uma parceria com a plataforma de cursos online Coursera para desenvolver versões envolventes e rigorosas de Cursos Online Abertos e Massivos para o público geral. Isso significa que você pode cursar disciplinas da Alberta sem precisar passar pelo processo seletivo ou se mudar para o Canadá.

Como informa o próprio site oficial da universidade, enquanto passamos mais tempo em casa, esses cursos são um ótimo recurso para continuarmos aprendendo e nos divertindo.

No momento, a UAlberta tem dez cursos online gratuitos disponíveis para qualquer pessoa do mundo, inclusive pais interessados em aprender coisas novas com os seus filhos. Os estudantes já matriculados na instituição podem cursar essas disciplinas online valendo crédito acadêmico.

16 cursos online e gratuitos da University of Alberta
Conheça um pouquinho sobre cada um dos 16 cursos disponíveis, abertos para inscrição, no site de MOOCs da Universidade de Alberta, do Canadá. Todos eles são lecionados em inglês!

1. Ártico: Desenvolvimento
Curso de quatro semanas criado em parceria com a Arctic University of Norway, da Noruega, sobre oportunidades e problemas enfrentados pelas comunidades do Norte e como eles afetam o desenvolvimento da região à medida que o Ártico sofre mudanças.

2. Ártico: Economia
Com três semanas de duração e também ministrado em parceria com a Arctic University of Norway, o curso analisa os desafios econômicos enfrentados pelas comunidades indígenas, norte-americanas, russas e do Ártico Nórdico nos tempos atuais.

3. Astro 101: Buracos Negros
Formado por dez aulas, esse curso explora os conceitos científicos básicos por trás dos buracos negros, explicando fundamentos de astronomia, relatividade e física quântica.

4. Insetos 101
Esse curso tem 12 aulas sobre a biologia, diversidade e ecologia dos insetos e o seu papel na sociedade humana. Você aprenderá a importância dos insetos em vários processos que afetam a nossa vida.

5. Dino 101
Doze aulas com uma visão abrangente sobre os dinossauros não aviários, da origem à extinção. Os estudantes se envolvem com o método científico por meio do aprendizado sobre o mundo dos dinossauros.

6. Canadá Indígena
Em 12 aulas, o curso explora as histórias e questões contemporâneas indígenas do Canadá. Partindo de uma perspectiva indígena, os estudantes aprendem sobre as principais questões enfrentadas pelos povos indígenas, destacando as relações nacionais e locais com os colonos.

7. Introdução ao Ártico: Clima
Com apenas quatro aulas, você prenderá sobre a geografia regional, clima e ecossistemas do Ártico, além da sua conexão com o resto do planeta nesse curso de colaboração internacional.

8. Montanhas 101
Formado por 12 aulas, o curso ensino uma visão ampla sobre as montanhas e o seu impacto ambiental e humano, Ele é uma introdução sobre ambientes montanhosos, povos e questões contemporâneas por meio do estudo interdisciplinar.

9. Paleontologia: Répteis Marinhos Antigos
Quatro aulas sobre mudanças evolutivas que ocorrem quando animais terrestres que respiram ar retornam à água. O curso examina a diversidade, adaptações, convergência e relações filogenéticas de répteis marinhos extintos.

10. Paleontologia: Evolução Precoce dos Vertebrados
Uma visão abrangente da origem dos vertebrados em quatro aulas. Este curso examina a evolução dos vertebrados, incluindo a origem das nadadeiras, mandíbulas e membros de tetrápodes. Os alunos também aprendem as principais localidades fósseis canadenses.

11. Paleontologia: Dinossauros Terópodes e a Origem dos Pássaros
Esse curso é formado por cinco aulas sobre a origem dos pássaros, estudando a anatomia, diversidade e evolução dos dinossauros terópodes.

12. Solução de Problemas, Programação e Videogames
Uma introdução à ciência da computação e programação em Python em 12 aulas. O curso explora conceitos básicos como a solução de problemas com pensamento computacional, decomposição do problema, algoritmos, abstração e qualidade de software.

13. Aprendizagem por Reforço
Aprenda o poder dos sistemas de aprendizagem adaptativa e inteligência artificial (IA) em quatro aulas. O curso abrange os fundamentos da IA probabilística moderna e a aplicação de ferramentas e ideias de IA a problemas do mundo real.

14. Literacia Científica
Um curso de quatro aulas desenvolvido para alunos e qualquer pessoa interessada em compreender melhor as ciências. Como podemos saber a diferença entre estatísticas sensacionalistas e um estudo científico real? Com esse curso, você aprende a identificar ciência sólida.

15. Design e Arquitetura de Software
Pense como um arquiteto especialista e crie software de qualidade usando padrões e princípios de design em quatro aulas. Nesse curso, aprenda a aplicar princípios de design, padrões e arquiteturas para criar aplicativos reutilizáveis, flexíveis e de fácil manutenção, além da expressão e documentação de sistemas usando uma notação visual.

16. Gestão de Produto de Software – Especialização
Software Product Management (SPM) é uma especialização de seis aulas sobre o domínio das práticas de desenvolvimento de software Agile para interagir com confiança com os clientes e trabalhar com uma equipe de desenvolvimento. O foco dessa especialização é atender às necessidades do cliente, examinando cenários inspirados pelos desafios da indústria do mundo real, alinhando o aprendizado com a prática.

Ficou interessado? Visite o site da University of Alberta.

Com informações do site: UOU.