sexta-feira, 16 de julho de 2021

Crie um fluxo financeiro positivo através da poupança


 
Foto: Reprodução

A poupança e o seu planejamento financeiro pessoal 
Viabilizar uma poupança requer um planejamento financeiro pessoal estratégico. Sendo assim, é importante que você tenha clareza sobre a sua situação financeira atual para que possa elaborar metas que direcionem seu objetivo em longo prazo.

Separe seus custos fixos de seus custos variáveis 
 No entanto, é importante que você conheça a sua situação atual. Sendo assim, faça uma separação de seus ganhos e gastos para que você saiba exatamente os valores disponíveis para atender a sua demanda atual. Bem como, verifique em seus hábitos quais são as possíveis mudanças que você pode realizar para gerar economia.

Crie um fluxo financeiro positivo 
Sendo assim, através desse mapeamento você pode iniciar um direcionamento orgânico para uma poupança. Haja vista que através da mudança de hábitos você pode direcionar valores economizados para uma poupança.

Por isso, não importa se o valor for baixo, o importante é que você  alimente esse hábito para que você crie um fluxo financeiro positivo que pode ser bastante resolutivo.

Faça trocas viáveis para a sua economia doméstica
Sendo assim, verifique possíveis trocas inerentes à era digital. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

Da mesma forma, você pode realizar esse mesmo tipo de troca no que diz respeito a  sua conta bancária. Haja vista que as fintechs oferecem os produtos bancários sem tarifas, ao passo que você não perde qualidade.

Alimente a poupança como um hábito através de pequenos valores economizados
Por isso, você pode viabilizar uma poupança através dos valores economizados em tarifas, por exemplo. Bem como, você pode trocar uma TV a cabo por uma assinatura de streaming que tem um preço bem mais baixo, ao passo que você não fique sem entretenimento.

Sendo assim, é importante analisar em sua rotina ações cabíveis para que você alimente a poupança como um hábito. Posteriormente, você poderá direcionar valores de maneira fixa para diversos objetivos, uma vez que você realiza o controle dentro da sua rotina.

Utilize ferramentas de gestão de planejamentos para facilitar a sua rotina 
 Para que possa realizar esse controle, você pode fazer o uso de ferramentas específicas como o Trello, ou ainda, você pode utilizar aplicativos de finanças. Pois, o que importa é que você se direcione para que a poupança seja um hábito natural e sua relação com o dinheiro seja positiva, ainda que essas mudanças ocorram de forma simplificada e não linear.

Com informações do site: Notícias Concursos.