domingo, 4 de julho de 2021

Concurso PC SP 2021: confira todos os detalhes do próximo edital da Polícia Civil de São Paulo



Foto: Reprodução
Se o seu foco de preparação é o concurso PC SP 2021, trouxemos boas notícias para animar seu dia. Isso porque, a Polícia Civil de São Paulo já declarou que seus próximos editais já estão prontos para serem lançados. O órgão ofertará nada menos que 2.939 oportunidades para diferentes funções.

Lembramos ainda que o concurso já foi autorizado, então, o próximo passo é aguardar a escolha da banca organizadora, ou seja, a empresa que será responsável pela produção e aplicação das provas do certame. Recentemente, segundo informações da Fundação Vunesp, a empresa iniciou as tratativas junto ao governo do Estado para organização do certame.

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para o concurso PC SP 2021. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para garantir a vaga dos seus sonhos. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances de conquistar uma das vagas na PC SP venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

ANTECIPE SUA PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO PC SP 2021 
OU, SE PREFERIR, LIGUE: 0800 606 8889
Por isso, preparamos esse post com tudo que você precisa saber sobre o certame. E como gostamos de otimizar o seu tempo de preparação, também trouxemos algumas dicas de estudos e questões para testar os seus conhecimentos.

SAIBA MAIS SOBRE O CONCURSO PC SP 2021
Como já falamos anteriormente, são 2.939 vagas previstas para o concurso PC SP 2021. Além disso, o objetivo é ter 8 mil novos policiais na Polícia Civil de São Paulo até 2023.

Essas oportunidades serão divididas entre os cargos de Delegado (250 vagas), Investigador (900 vagas), Escrivão (1.600 vagas) e Médico Legista (189 vagas). Sendo assim, para participar do certame, será necessário ter nível superior em cada área específica.

Com relação às remunerações oferecidas para cada função, elas devem variar entre R$ 3 mil a R$ 10 mil. Lembrando que essas são as remunerações iniciais, ou seja, assim que o candidato passar por todas as etapas avaliativas e for aprovado, já vai receber esse valor. Porém, durante o tempo de trabalho, há um plano de carreira em que esses valores terão um aumento progressivo.

REQUISITOS PARA OS CARGOS DO CONCURSO PC SP 2021
Se você se interessou pelas vagas que o concurso PC SP 2021 vai lançar, precisa saber quais são os requisitos exigidos para cada função. Assim, você pode escolher qual delas é a mais indicada para o seu perfil e formação. Para começar, para se candidatar as funções de escrivão e investigador você precisa ter no mínimo 18 anos na data da posse, além de formação de nível superior em qualquer área, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, também é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo na categoria B.

Já para se candidatar a função de delegado da Polícia Civil de São Paulo é necessário ter diploma de bacharel em Direito, em instituição reconhecida pelo MEC, e comprovação de, pelo menos, dois anos de exercício de atividade jurídica ou policial. Esses requisitos precisam ser comprovados na data da posse. E, por último, o cargo de médico legista é destinado a candidatos que tenham nível superior em medicina, assim como, registro no CRM e carteira de motorista tipo B. Pelo menos, essas foram as exigências do último edital.

 

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES DO CONCURSO PC SP 2021
Agora que você já conhece mais sobre os requisitos exigidos para cada cargo do novo certame da Polícia Civil de São Paulo, vamos falar sobre as atribuições. Ou seja, depois que você for aprovado no concurso PC SP 2021, qual será o seu trabalho e atividades diárias. Então, para te manter bem informado, separamos abaixo as atribuições de cada função.
Confira!

Escrivão de Polícia
Elaboração de registros digitais de ocorrência (RDO), termos circunstanciados, inquéritos policiais, processos administrativos, sindicâncias, apurações e demais peças e documentos policiais. Além de organização cartorária, sob a presidência direta do Delegado de Polícia.

Investigador de Polícia
Realizar diligências investigatórias e de policiamento preventivo especializado. Cumprir requisições escritas ou verbais atinentes ao trabalho de polícia judiciária, emanadas pela autoridade policial. Cumprir mandados. Elaborar documentos de polícia judiciária e relatórios circunstanciais. Conduzir viaturas policiais, transportar pessoas e coisas vinculadas a ocorrências policiais, manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais, portar arma de fogo e atuar em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado. Executar demais atos compatíveis com a atividade de polícia judiciária e administrativa.

Delegado de Polícia
Exercer atos inerentes à gestão desta atividade. Presidir os atos de polícia judiciária e a apuração das infrações penais. Praticar atos de polícia administrativa e exercer policiamento preventivo especializado. Além de presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante. O Delegado também portará arma de fogo, atuará com possibilidade de exposição a situações de risco e mediará conflitos.

Médico Legista
Fará autópsias ou exames necroscópicos em humanos, em partes de cadáveres putrefeitos e esqueletizados. Executará perícias de exumação. Coletará amostras biológicas de humanos, para fins de exames complementares. Realizará exames periciais de natureza antropológica. Também exames periciais em vivos, tais como: lesões corporais, sexológicos, embriaguez, toxicológicos e também nas especialidades médicas. Acompanhará equipes de perícia em local de crime contra a pessoa, quando necessário, a critério da autoridade requisitante. Zelará pela cadeia de custódia. Dirigirá viaturas e portará armas. Atenderá locais de crimes com características diversificadas, incluindo contato direto com pessoas portadoras de doenças contagiosas ou com substâncias tóxicas (agentes físicos, químico e/ou biológicos). E ainda, atenderá ao público em geral.


EVOLUÇÃO FUNCIONAL NA PC SP
Uma vez aprovado no concurso da PC SP, você poderá evoluir de cargo e remuneração de acordo com as categorias, classes e padrões


Com informações do site: aprovaconcursos