sexta-feira, 18 de junho de 2021

Veja os motivos que farão a conta de luz ficar mais cara


 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de energia vai ficar mais cara na próximas semanas. Os valores poderão ficar a até 7% mais altos. A novidade atinge em cheio um país que está sofrendo muito economicamente por conta da pandemia. Porém, é importante ficar atento para controlar os gastos de energia na sua casa.

A Aneel usa um sistema de bandeiras para controlar o valor da conta de luz. A agência pode acrescentar ou retirar uma bandeira da tarifa dependendo da condição de abastecimento no país. Os valores da energia sobem porque o governo precisa pagar muito mais para gerar.
Atualmente, existem três bandeiras: verde, amarela e vermelha. Hoje, a bandeira está vermelha, ou seja, o valor mais alto, causando um enorme aumento do preço da energia no país.

Porque a Aneel reajustou as bandeiras?
O valor elevado dos reajustes tem como justificativa a maior crise hídrica que o Brasil vive nos últimos 91 anos. A falta de chuvas está atrapalhando a geração de energia pelo Brasil. Hoje, 65% da matriz energética brasileira vem das hidrelétricas.

Dessa forma, com pouca água à disposição nos reservatórios, o governo tem que aumentar o uso das termelétricas para abastecer o Brasil, porém, as termelétricas são muito mais caras. A expectativa é que o uso das termelétricas continue no decorrer do ano, gerando um custo a mais para o governo de R$ 9 bilhões.

A Aneel anunciou a prorrogação da proibição do corte de energia elétrica por falta de pagamento por parte de famílias de baixa renda. Essa decisão deve afetar diretamente cerca de 12 milhões de pessoas, evitando que elas fiquem sem energia.

Com informações do site: SEU CREDITO DIGITAL