segunda-feira, 28 de junho de 2021

Saques do FGTS com adicional de até R$ 2.900 volta a ser pago em julho


 
Foto: Reprodução
A Caixa Econômica Federal libera no mês de julho mais um saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade em questão diz respeito ao saque-aniversário, quando os trabalhadores têm direito de receber parte dos valores depositados no fundo no mês de aniversário.


Logo, no mês de julho o saque-aniversário estará disponível para resgate justamente para os aniversariantes deste mês e os valores podem ser sacados já no dia 1º. Contudo, é necessário se atentar que a modalidade disponível é somente para os trabalhadores que tenham aderido à modalidade.

Como funciona a modalidade
O saque-aniversário é uma modalidade oferecida pelo FGTS em que o trabalhador pode sacar o valor que possui no fundo de forma parcial, uma vez ao ano, no mês de seu aniversário.

A disponibilidade do saque-aniversário segue calendário definido pelo FGTS. Cada trabalhador tem direito a resgatar uma porcentagem do fundo mais uma parcela fixa.

O saque-aniversário se difere da opção tradicional, em que o saldo é disponibilizado em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.

É importante lembrar que quando o trabalhador adere à opção do saque-aniversário, o mesmo perde o direito do saque em caso de rescisão.
No entanto, continua recebendo a multa de rescisão de 40% paga pelo empregador.

Quem tem direito ao saque?
Todo trabalhador que possui emprego de carteira assinada e possuir saldo no FGTS pode optar pela modalidade de saque-aniversário. No entanto, é necessário realizar a opção, caso não o faça, não é possível sacar.

A opção pelo saque aniversário pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, disponível para celulares Android e iOS, no site do FGTS, no Internet Banking Caixa, também é possível a adesão presencial nas agências da Caixa Econômica Federal.

Calendário de pagamentos
Mês do aniversário Data disponível para realizar o saque
Janeiro De janeiro a 31 de março
Fevereiro De fevereiro a 30 de abril
Março De março a 31 de maio
Abril De abril a 31 de junho
Maio De maio a 30 de julho
Junho De junho a 31 de agosto
Julho De julho a 30 de setembro
Agosto De agosto a 29 de outubro
Setembro   De setembro a 30 de novembro
Outubro     De outubro a 31 de dezembro
Novembro De novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Dezembro De dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Com informações do site: Jornal Contábil