quarta-feira, 2 de junho de 2021

Saiba por que vale a pena esperar até dia 10 para sacar o FGTS aniversário


 
Foto: Reprodução
Os cidadãos que querem ter acesso ao saque aniversário do FGTS devem solicitar o pagamento. De acordo com a Caixa Econômica, cerca de 10 milhões de trabalhadores optaram por essa modalidade

O saque aniversário permite que o trabalhador, com saldo em conta, saque parte do saldo disponível na conta do Fundo de Garantia. Quem escolhe essa modalidade não tem direito ao saldo total da conta em caso de demissão sem justa causa.

É importante frisar que esse tipo de saque não retirar todo o saldo do Fundo. Porém, em caso de demissão após solicitação do saque aniversário, o trabalhador só terá direito ao recebimento da multa de 40% sobre o valor do FGTS do último contrato. Caso queira retornar à modalidade tradicional, existe uma carência de dois anos.

Saque do FGTS

O valor disponibilizado pode ser sacado em até três meses. Sendo assim, além do mês de aniversário, ainda há mais dois meses consecutivos para receber.


Quando é feita a adesão existe a opção de efetuar o saque no 1º dia do mês ou no 10º. O que poucos trabalhadores sabem é que tem grande vantagem esperar até o dia 10 para pegar o dinheiro.

Quem opta pelo saque aniversário do FGTS no 10º dia terá o pagamento acrescido com os juros e atualização monetária.

A adesão pode ser feita até o último dia do mês de seu aniversário. Após essa data o saque será disponibilizado no ano seguinte. Quem não faz o pedido não pode sacar o percentual disponibilizado.

s trabalhadores que aderiram ao saque aniversário do FGTS e que nasceram entre os meses de maio a junho podem sacar o valor. Os nascidos em junho tiveram o benefício liberado nesta terça-feira (1º de junho).
Porém, podem sacar até o final de agosto






Com informações do site: fdr