quarta-feira, 16 de junho de 2021

Cursos online gratuitos mais relevantes no mercado


 
Foto: Reprodução
O mundo mudou permanentemente devido à pandemia e assistimos, em meses, a um avanço tecnológico que seria expectável, em circunstâncias normais, em anos. Atualmente, o mercado de trabalho enfrenta um conjunto de necessidades e oportunidades educacionais mais diversificado.

Algumas carreiras exigem uma educação mais formal, enquanto outras não. São muitas as oportunidades de emprego que não exigem uma requalificação total, mas que as pessoas preencham lacunas específicas nas suas próprias competências. As empresas e os colaboradores devem identificar e desenvolver estas competências e conectá-las a necessidades de contratação e promoção mais rápidas e dinâmicas.

Cursos online gratuitos para impulsionar as suas competências digitais
Há 96 cursos no LinkedIn Learning disponíveis em português, entre os quais, em áreas como soft skills, gestão de projetos, serviço ao cliente, vendas e análise de dados e uma lista de cursos em inglês direcionados para os 10 empregos com maior número de vagas publicadas no LinkedIn, em 2020, em crescimento constante nos últimos quatro anos, com salário acima da média e que exigem competências que podem ser aprendidas online:

Software Developer: +22.7M oportunidades de emprego em 2020
Sales Representative: +17.8M oportunidades de emprego em 2020
Project Manager: +3.9M oportunidades de emprego em 2020
IT Administrator: +3.9M oportunidades de emprego em 2020
Customer Service Specialist: +4.2M oportunidades de emprego em 2020
Digital Marketer: +1.6M oportunidades de emprego em 2020
IT Support/HelpDesk: +1M oportunidades de emprego em 2020
Data Analyst: +600K oportunidades de emprego em 2020
Financial Analyst: +360K oportunidades de emprego em 2020
Graphic Designer: +654K oportunidades de emprego em 2020E porque é crucial continuar a expandir o acesso às competências digitais, a Microsoft estendeu esta iniciativa até 31 de dezembro de 2021 e lançou ainda novos recursos do Linkedin, GitHub e Microsoft para melhorar a integração da procura e oferta no mercado de trabalho em áreas de qualificação mais procuradas no país.
Encontre a oportunidade certa para si
A tecnologia e as ferramentas digitais desempenham um papel cada vez mais crítico na promoção de um mercado de trabalho mais inclusivo e num futuro mais promissor para o nosso país.

Os novos recursos do Linkedin, GitHub e Microsoft permitem ajudar candidatos que estão à procura de emprego e empregadores que estão à procura de novos talentos a transitar para uma economia focada na valorização das competências:

O LinkedIn Skills Path é numa nova forma de ajudar as empresas a contratar, tendo por base as competências dos candidatos. O Skills Path reúne os cursos do LinkedIn Learning e do Skills Assessments como forma de ajudar os recrutadores a encontrar os candidatos de uma forma mais equitativa e com base nas suas competências comprovadas.
A Microsoft Career Connector pretende colocar 50 mil candidatos em postos de trabalho especializados em tecnologia nos próximos três anos. Esta nova plataforma online vai centrar-se em formandos que tenham adquirido as suas competências através de parceiros de learning e ONGs apoiadas pela Microsoft.
Novas características de perfil inclusivas e personalizadas do LinkedIn ajudam as pessoas a partilhar mais informação sobre si próprias, sobre a sua carreira e os seus objetivos, de uma forma mais autêntica e motivante. Inclui um vídeo Cover Story que permite aos candidatos demonstrar as suas soft skills a recrutadores e responsáveis de recrutamento. 75% dos responsáveis de recrutamento acredita que um currículo padrão é insuficiente na avaliação das soft skills de um candidato e cerca de 80% acredita que o vídeo se tornou mais importante do que nunca na avaliação dos candidatos*.
Career Coach, uma app do Microsoft Teams desenvolvida pelo LinkedIn, que fornece orientação personalizada aos estudantes do ensino superior para desenharem a sua carreira. Esta aplicação oferece, ainda, às instituições de ensino uma solução de carreira unificada para ajudar os estudantes a descobrir os seus objetivos, interesses e competências, utilizando um identificador de competências de IA e integração no LinkedIn, que alinha o perfil de um estudante com as tendências do mercado de trabalho, ajudando-os a aumentar as competências do mundo real e a ligarem-se a mentores e pares, e tudo isto a partir de um único ponto de encontro.

O acesso alargado ao LinkedIn Skills Graph ajuda a criar uma linguagem comum de competências para indivíduos, empregadores, instituições de ensino e agências governamentais e, desta forma, melhora o planeamento da contratação de recursos e desenvolvimento de programas.

*Estudo online realizado pelo Censuswide em nome do LinkedIn, entre 25 de fevereiro e 2 de março de 2021, a 1.009 responsáveis de contratação e 2.101 candidatos a empregos, com idades entre 18 e 69 anos, nos Estados Unidos da América.


Com informações do site: observador