terça-feira, 8 de junho de 2021

Concurso ESA 2021: Inscrição reaberta para 1.100 vagas de Sargento


 
Foto: Reprodução
Atenção concurseiro! Serão reabertas nesta segunda de 7 junho as inscrições para participar do novo concurso público da Escola de Sargentos do Exército Brasileiro. O Departamento de Ensino e Cultura (DECEx) e intermédio da ESA, publicou no Diário Oficial da União de 25 de maio um edital de retificação reabrindo o períoodo de inscrições para ingresso nos Cursos de Formação de Sargentos das Armas, Sargentos de Saúde e Sargentos Músicos para ingresso no início de 2022 (concurso ESA 2021).

Agora, os candidatos interessados poderão se inscrever de 07 a 16 de junho de 2021. O novo cronograma saiu no DOU desta terça - veja o edital de retificação.

São 1.100 vagas abertas para candidatos de ambos os sexos, sendo:

1.000 delas na área Geral - 900 para homens e 100 para mulheres;
45 vagas para área de Música em vários instrumentos;
55 vagas específicas na área da Saúde para Técnico em Enfermagem.
As 1.000 vagas para o Curso de Formação na área geral são para as especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações (somente para homens), além de Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto Material Bélico - Manutenção de Armamento Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação - Manutenção (para homens e mulheres).

As 45 vagas para alunos Músicos são para instrumentos de Clarineta em MIB/Clarineta em SIB (11), Flauta em Dó/Flautim em Dó (2), Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB (6), Saxofone em MIB/Saxofone em SIB (4), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2), Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) (7), Trompa em Fá (1), Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB (10) e Tuba em MIB/Tuba em SIB (2).

As outras 55 vagas para Sargentos da Saúde são específicas no curso de Técnico em Enfermagem. Haverá também cota para candidatos negros. Veja os editais completos aqui no site, fim da matéria.

Concurso ESA exige nível médio

Para participar da seleção os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído, idade mínima de 17 e máxima de 24 anos (não podendo completar 25 anos até dezembro de 2022), sendo que, para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos até o término do ano da matrícula (dezembro de 2022). Além disso, o candidato deve ter 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino, entre outros requisitos.

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

Inscrição na ESA 2021

As inscrições no concurso estarão abertas agora de 07 de junho a 16 de junho de 2021, apenas pelo site do Exército - www.esa.ensino.eb.br. A taxa de inscrição é de R$ 95,00.

O concurso será composto de várias etapas de avaliação para selecionar os candidatos e terá:

Exame Intelectual (EI) - prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de matemática, português, história e geografia do Brasil, Inglês, teoria musical para os candidatos da área Música e conhecimentos específicos de Enfermagem para os candidatos da área da Saúde;
Prova de redação, para todas as áreas;
Inspeção de Saúde (IS) de caráter eliminatório;
Exame de Aptidão Física (EAF) de caráter eliminatório;
Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório, para o candidato, da área Músico;
A prova objetiva segue prevista para ocorrer das 13h às 17h da data prevista de 03 de outubro de 2021 em várias cidades-sede das organizações militares do país. Os portões dos locais de prova fecharão às 12h15. Para ser aprovado na prova objetiva o candidato deverá atingir, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova; e ter nota na Redação superior a 5.

Somente terão a redação corrigida os candidatos aprovados na prova objetiva classificados em até 3,5 vezes o número de vagas - ou seja, até a posição 3.850.

Segundo o edital, as avaliações ocorrerão nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, Uberlândia-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Taubaté-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Uruguaiana-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, São Luís-MA, Belém-PA, Macapá-AP e Marabá-PA.

Os locais de realização das provas em cada cidade serão informados a partir do dia 15 de setembro. Já os gabaritos das provas sairão no dia 05 de outubro e os resultados provisórios no dia 10 de dezembro de 2021.

TAF
O Teste de Aptidão Física, etapa temida pelos candidatos, será realizado em dois dias e terá os seguintes exercícios:

Corrida de 12 minutos;
Flexão de braços em barra fixa;
Flexão de braços sobre o solo;
Abdominal Supra;
O teste tem previsão de ser realizado em fevereiro de 2022, antes da incorporação dos aprovados. O primeiro quadro é para área geral e saúde e o segundo para os candidatos à Sargento Músico. Veja os índices necessários para aprovação:


O concurso terá validade somente para o ano da matrícula (2022) e será encerrado assim que os aprovados forem incorporados.

Com informações do site: ACHE CONCURSOS