sexta-feira, 25 de junho de 2021

Concurso do Instituto Militar de Engenharia (IME) 2021 - Oficiais


 
O Comando do Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), divulgou no Diário Oficial da União de hoje, 23 de junho, o novo edital para admissão de 22 candidatos ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm) do quadro de Engenheiros Militares, de 2021/2022.

Podem participar do concurso candidatos que tenham ensino superior (graduação) na área da vaga, além de altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m se do sexo feminino. Além disso, devem ter idade máxima de 26 anos completos até 31 de dezembro do ano do curso de formação.

Ao ingressar no CFrm, o candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM) e, se aprovado, é matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).

As vagas abertas são para as seguintes áreas:

  • Engenharia de Comunicações (4)
  • Engenharia de Computação (4)
  • Engenharia Elétrica (1)
  • Engenharia Eletrônica (2)
  • Engenharia de Produção (2)
  • Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil) (4)
  • Engenharia Mecânica (distribuídas em Engenharia Mecânica e de Armamento e Engenharia Mecânica e de Automóvel) (4)
  • Engenharia Metalúrgica (1)
Enquanto matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o(a) candidato(a) ao QEM é considerado(a), para fins de curso, como primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe e tem soldo inicial de R$ 8.245,00, segundo a tabela de salários dos militares, podendo vir a receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

A ascensão a um grau hierárquico superior ocorrerá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo este chegar até ao posto de General de Divisão.

Inscrições vão de julho a agosto

As inscrições no concurso estarão abertas entre os dias 15 de julho e 31 de agosto de 2021, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.ime.eb.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 110,00.

O concurso terá cinco etapas para avaliação dos inscritos, sendo:

  • Exame Intelectual (EI);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF);
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc);
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH).
O Exame Intelectual será eliminatório e classificatório sendo composto de três provas escritas que compreenderão:

  • Uma prova de conhecimentos específicos, peculiares a cada especialidade de Engenharia;
  • Uma prova (com questões objetivas e redação) de português, comum a todas as especialidades de Engenharia;
  • Uma prova (com questões objetivas) de inglês, comum a todas as especialidades de Engenharia;
As provas escritas serão aplicadas a partir das 13h30min do dia 27 de outubro (prova de conhecimentos específicos) e no dia 28 de outubro (prova de português e inglês) nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, São Paulo-SP, São José dos Campos-SP, Campinas-SP, Porto Alegre-RS, Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Curitiba-PR, Salvador-BA, Recife-PE, Belém-PA, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Brasília-DF, Goiânia-GO e Manaus-AM, em locais a serem divulgados oportunamente por meio do site do Instituto Militar de Engenharia (IME).

O resultado preliminar do exame intelectual será divulgado a partir de 07 de dezembro de 2021 por meio do endereço eletrônico do IME - www.ime.eb.br.

O Curso de Formação de Oficiais da Ativa do QEM - CFrm, é realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, para candidatos diplomados e concludentes de graduação em Engenharia por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida pelo MEC e que desejam seguir a carreira militar.

O CFrm possui a duração de um ano e apresenta currículos orientados a atender a formação do oficial, proporcionando-lhe a instrução militar e a adaptação profissional para o seu ingresso no QEM.


Com informações do site: Ache Concursos