sábado, 5 de junho de 2021

Banco Pan recebe multa por prática abusiva contra vulneráveis.


 
Foto: Reprodução

Na última segunda-feira (31), o Diário Oficial da União (DOU) anunciou que o Banco Pan vai ter que pagar uma multa por prática abusiva contra clientes idosos. A multa de R$ 8,8 milhões foi aplicada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). De acordo com DPDC, o Banco Pan teria cometido uma infração na oferta e contratação de empréstimo consignado para clientes idosos.

Banco Pan recebe multa por prática abusiva contra vulneráveis
Conforme a investigação, o banco negligenciou o seu dever de vigiar e fiscalizar as atividades de seus correspondentes bancários. De acordo com a secretária nacional do Consumidor, Juliana Domingues, “o DPDC identificou a utilização de dados pessoais desses consumidores em violação às normas de proteção ao consumidor, na medida em que tais consumidores não eram informados da abertura de banco de dados e de cadastros”.

O processo foi aberto após denúncia do Instituto Defesa Coletiva. Para compor a multa, o órgão levou em conta “os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, a gravidade e a extensão da lesão causada aos consumidores em todo o País, a vantagem auferida e a condição econômica da empresa”. O Banco Pan deve depositar o valor para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Por fim, o Banco Pan discorda da interpretação do caso e afirma ter muito respeito com seus clientes. Por isso, o banco vai recorrer da decisão. Além disso, a empresa diz que é líder no processo de modernização da liberação de crédito consignado.

Com informações do site: Seu crédito digital.