terça-feira, 29 de junho de 2021

Bancários da Caixa lançam "mapa da vacinação"


 
Foto: Reprodução
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) disponibilizou uma ferramenta eletrônica que permite consultar estados e municípios onde há ações de inclusão de bancários para imunização.

Em algumas cidades, os trabalhadores começaram a receber a vacina por iniciativas locais.

Desde o início da pandemia, a Fenae e outras entidades sindicais tem solicitado ao Governo Federal a vacinação dos bancários da Caixa. Apesar das mortes de trabalhadores do banco terem mais que triplicado, não houve posicionamento do Executivo federal para a inclusão da empregados da estatal no grupo prioritário de vacinação.

“Estes trabalhadores fazem parte das categorias essenciais, indispensáveis ao atendimento à população durante a pandemia”, destaca o presidente da federação, Sergio Takemoto.

Em abril do ano passado, o Decreto 10.329 incluiu os serviços bancários entre as atividades essenciais no país. Desde então, os empregados da Caixa pedem ao governo para entrar no grupo de vacinação prioritária pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, o “mapa da vacina” registra 95 cidades de 14 estados com ações para a inserção dos bancários no grupo prioritário para vacinação contra a covid. No estado do Pará, por exemplo, o processo de imunização começou em Breves, Ilha do Marajó, Soure, Concórdia do Pará, Marapanim e Cachoeira do Piriá.

Com informações do site: RECONTA AI