quinta-feira, 20 de maio de 2021

Vale Gás liberado para beneficiários do Bolsa Família; Veja como conseguir.

Foto: Reprodução

Devido à pandemia, alguns estados e municípios liberaram o Vale Gás para as famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no programa Bolsa Família. O preço do produto está entre os que mais aumentaram desde o ano passado, sendo quatro altas só em 2021. Em algumas regiões, o cidadão precisa desembolsar cerca de R$ 150 para comprar o gás de cozinha.


O Governo do Ceará foi um dos pioneiros no programa. O primeiro lote do Vale Gás Social disponibilizou mais de 130 mil tíquetes em abril para mais de 184 municípios do estado, com a coordenação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

“Eu já tinha cozinhado a lenha para fazer o meu café, esquentar o meu leite.
Fiquei muito agradecida, chegou numa boa hora. Porque nessa pandemia nós estamos passando dificuldade na vida. Graças a Deus, hoje chegou o momento de receber esse presente”, comemora Antônia Emiliana de Brito, uma das beneficiárias do Vale Gás.



O segundo lote do benefício deve ser liberado ainda neste mês. A distribuição dos vales será realizada nos CRAS de cada município. “Receber o Vale Gás nesse momento ajuda muito no orçamento familiar. É de extrema importância essa ajuda e suporte que o Governo do Estado oferta às pessoas.


Essa atenção faz com que as pessoas sintam-se acolhidas e bem cuidadas”, destaca a secretária de Trabalho e Assistência Social, Carla Ibiapina.


Ao todo, mais de 255 mil famílias serão beneficiadas com o auxílio do Vale Gás, entre eles inscritos no CadÚnico e Bolsa Família com renda individual de até R$ 89,34 por mês, além de beneficiários do cartão Mais Infância Ceará e participantes do Programa Superação.



O Vale Gás foi uma medida adotada em 2020 para dar alívio ao orçamento de famílias de baixa renda, e foi retomada neste ano devido ao agravamento da pandemia. O benefício é concedido em parceria com a Nacional Gás, que vende os botijões pelo preço de custo para o Governo do Estado.


Beneficiários podem fazer consulta pela internet

No Estado do Maranhão, o governo disponibilizou um site para consultar a situação do Vale Gás. A plataforma foi criada por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).
“A criação do site Vale Gás irá ajudar a população a ter acesso a informação de forma clara e objetiva em um único espaço, criado especificamente para isso”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser.

Desta forma, os beneficiários já podem acessar o site valegas.sedes.ma.gov.br para saber se tem direito ao auxílio, como e onde poderão receber o benefício, locais para recarga e por quanto tempo receberão o Vale Gás.



Vale destacar que tem direito ao auxílio Vale Gás do governo do Maranhão os cidadãos inscritos no CadÚnico, conforme previsto na Medida Provisória nº 345/2021 e no Decreto nº 36655/2021. Esses requisitos garantem que o auxílio seja pago apenas para as famílias que realmente precisam do benefício.

Com informações do site: redebrasilnews