segunda-feira, 31 de maio de 2021

O que acontece se perder o prazo da declaração do Imposto de Renda 2021?


 
Foto: Reprodução
O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2021, que começou em março, e deveria se estender até o dia 30 de abril, foi prorrogado pela Receita Federal. Sendo assim, acaba nesta segunda-feira, dia 31 de maio, a data limite para fazer o envio da declaração. Porém, e se por acaso você precisar declarar o IRPF 2021, mas não fizer isso? O que acontece? É o que veremos a seguir.

O que acontece se perder o prazo da declaração do Imposto de Renda 2021?
Basicamente, se você não entregar a declaração no prazo, e tiver recebido rendimentos tributáveis em 2020 em valores superiores a R$ 28.559,70, ou ganhou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, estará sujeito a uma multa. O valor dessa multa será de 1% do imposto devido por mês de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido.

Então, se você ainda não fez a declaração do Imposto de Renda para este ano, saiba que o programa para computador já está disponível na página da Receita Federal na internet. Portanto, faça sua declaração e evite a multa e outros problemas.

Consulte se há algum problema com sua declaração
Por fim, se você já fez a declaração do Imposto de Renda, mas quer saber se caiu na malha fina do leão, o procedimento é bem simples. No extrato da sua declaração, basta acessar a seção “Pendências de malha”. Lá você poderá saber por que a Receita reteve sua declaração e resolver o problema.
Para acessar o extrato da declaração, siga o passo a passo abaixo:

acesse o portal e-Cac da Receita Federal e cadastre-se com seus documentos e recibo de entrega da declaração;
depois de fazer o cadastro, clique em “Meu Imposto de Renda”;
em seguida, clique em “Processamento” e depois em “Pendências da Malha”.
caso haja qualquer tipo de pendência com o Leão, ela aparecerá nesta seção.
Enfim, se a sua declaração cair na malha e você corrigir a questão, nada acontece; mas você não receberá a restituição até resolver a pendência. Além disso, caso o contribuinte não faça a retificação ou ela seja insuficiente, a Receita Federal pode cobrar o imposto devido mais 75% de multa sobre o valor total e juros.

Com informações do site: seucreditodigital