sexta-feira, 28 de maio de 2021

O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021?


 
Foto: Reprodução
Prazo para envio da prova de vida pelo INSS é retomado. A partir do mês de junho, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos a atualização de seus cadastros. Suspenso devido a pandemia do novo coronavírus, o procedimento será retomado e por resultar no cancelamento dos benefícios previdenciários.

A prova de vida do INSS voltou e há muitos em dúvidas sobre o que seria e como funciona. Para quem é novo segurado da previdência, a atividade nada mais é do que uma renovação anual dos cadastros para assim garantir a concessão dos salários.

Quem deve fazer a prova de vida?
Ela é obrigatória para todo o segurado do INSS que receba salários mensais pelo órgão. Isso significa dizer que todos os tipos de aposentadoria, pensão, auxílio doença, BPC e demais abonos devem ter os cadastros renovados.

Não fiz a prova de vida, e agora?
Aguarde. A suspensão do salário só será realizada para quem estava em atraso anteriormente a março de 2020, período de chegada da pandemia do novo coronavírus. Se você entrou nessa época e não fez a sua renovação, fique tranquilo pois seu benefício ainda está garantido.

Já no caso daqueles que não apresentaram seus documentos oficiais antes mesmo da covid-19, é preciso entrar com recurso no INSS para renovar o cadastro e liberar o benefício.

De modo geral, a prova de vida funciona como uma certificação de que o cidadão contemplado permanece apto para receber seu salário.

Como fazer a prova de vida?
A duas formas de realizar o procedimento. A primeira delas é online. Nesse caso apenas quem recebeu um convite do INSS via SMS pode utilizar o Meu INSS para fazer a atualização. Basta estar cadastrado na plataforma e seguir o manual exibido na tela para realizar o processo de reconhecimento facial.

Já a prova de vida presencial deve ser feita em qualquer agencia bancária. Basta o cidadão comparecer dentro do prazo estipulado abaixo e apresentar um documento oficial com foto.

A atendente fará algumas perguntas para verificação de dados como endereço e meios de contato e depois o registro será efetuado.

Calendário para a prova de vida do INSS 2021
  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Com informações do site: FDR