domingo, 2 de maio de 2021

Novas parcelas do auxílio emergencial devem ser antecipadas


 
Foto: Reprodução
A Caixa Econômica Federal concluiu o calendário da primeira parcela de pagamentos do auxílio emergencial referente ao depósito em conta poupança social digital que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Agora o banco começa a liberar o calendário de saque em espécie e transferência bancária, além de se preparar para a nova rodada de pagamentos da segunda parcela em conta poupança digital.

Falando em segunda parcela do auxílio emergencial, conforme declaração da própria Caixa, tanto a segunda parcela quanto as próximas podem vir a ser antecipadas esse ano. De acordo com informações do presidente do banco, Rodrigo Guimarães, esse ano os beneficiários estão usando cada vez mais o saldo digitalmente, o que permite a antecipação dos pagamentos.

“A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos ciclos 2, 3 e 4. Será como foi feito agora, onde primeiro publicamos o calendário, vimos como foi a dinâmica do pagamento, percebemos que estávamos indo bem e, aí, antecipamos”, declarou o presidente da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Guimarães.

Antecipação das parcelas
Logo, assim como ocorreu na primeira parcela onde o governo conseguiu antecipar em dois dias o calendário de depósito em conta poupança social digital e até 14 dias referente ao saque em dinheiro e transferência bancária.

Segundo a Caixa, para que a antecipação de cada parcela possa ocorrer, será necessário avaliar o comportamento dos usuários, logo, se cada vez mais usuários optarem por movimentar o saldo por meio do Caixa Tem, optando cada vez menos pelo saque em espécie, mais fácil será do banco conseguir a antecipar o pagamento das próximas parcelas.

Com os usuários seguindo o mesmo padrão de movimentação na segunda parcela, assim como usou durante o pagamento da primeira, basta aguardar as atualizações da Caixa referentes a antecipação dos pagamentos da segunda parcela.

Logo, se os usuários manterem o padrão da primeira parcela, a Caixa de fato poderá antecipar o pagamento da segunda parcela assim como ocorreu já nesse primeiro ciclo de pagamentos.

Por fim vale lembrar que a antecipação só é possível para os inscritos via aplicativo, site e CadÚnico. Para inscritos do Bolsa Família o calendário não será alterado, sendo pago então nos últimos dez dias úteis de cada mês.

Calendário da conta poupança digital


Calendário de saque e transferência


Calendário do Bolsa Família




Com informações do site: Jornal Contábil