terça-feira, 11 de maio de 2021

Insatisfação com a carreira: Como lidar com essa sensação?


 
Foto: Reprodução
A insatisfação com a carreira pode estar associada a diversos fatores. Ela pode aparecer por conta do salário, do chefe ou até mesmo por conta da falta de motivação em executar uma tarefa específica. Sendo assim, o primeiro passo sempre será reconhecer a causa dessa insatisfação para, mais tarde, lidar com ela de uma forma mais assertiva.

Pensando nisso, trouxemos informações que poderão lhe ajudar nessa trajetória de descobertas e autoconhecimento. Acompanhe e saiba mais.

Entenda a causa da insatisfação com a carreira
A insatisfação com a carreira pode estar envolvida com muitas questões, como citamos acima. Portanto, o primeiro passo é compreender o motivo de você estar se sentindo insatisfeito com o que faz. Afinal, o salário ruim não é o mesmo que um cargo não interessante, correto?

Saber enxergar a causa “estopim” pode lhe ajudar a tomar medidas mais condizentes com a sua realidade. Por exemplo, se a causa é o salário, você poderá se preparar para pedir um aumento; se a causa for a empresa, você poderá procurar um cargo semelhante em outro local; e assim por diante.
 
Portanto, o primeiro passo é pôr na ponta do lápis quais são os motivos pelos quais você sente a insatisfação com a carreira. Depois, vá filtrando-os até encontrar a causa principal, dentre aquelas que foram listadas. E assim, é chegada a hora de traçar um plano para lidar com esse fator.

Como lidar com a insatisfação com a carreira?
Conseguiu encontrar a causa primordial da sua insatisfação com a carreira? Então vamos começar a trabalhar estratégias de lidar melhor com essa sensação:

Tente enxergar os pontos positivos sobre o seu ambiente de trabalho

Sabemos que, no começo, listar coisas “boas” pode parecer um pouco complicado, mas com calma você pegará prática. O importante é fazer uma lista de pontos positivos sobre o seu ambiente de trabalho: clima, organização, colegas, horário, enfim! Liste tudo e sempre que se sentir desmotivado, volte para essa lista para tentar minimizar a angústia.

Tenha mais momentos de descontração e lazer na sua vida
A insatisfação com a carreira tem avançado para outros campos da sua vida? Cuidado! Tente sempre manter uma rotina que conte com momentos de lazer e descontração, vivendo intensamente ao lado de quem você ama. Nesses momentos, tente distrair a mente e focar no aqui e agora, não se deixando levar pela angústia do trabalho.

Dica: A técnica de mindfulness pode ajudar neste sentido.

Descubra o que você ama de verdade
Você ainda tem dúvidas se está no caminho certo e esse tem sido o motivo da sua insatisfação com a carreira? Pois bem, talvez seja o momento de você descobrir o que ama de verdade. Para isso, comece a aprender mais sobre outras carreiras e áreas de atuação – mesmo que sejam completamente diferentes das suas.

Não tem limite para escolher uma nova carreira, nem idade para começá-la. O importante é você conseguir dizer o que ama! E assim, buscar esse caminho como um dos seus propósitos de vida.

Comece com pequenas mudanças
Se você encontrar o que ama, mas ainda se sentir inseguro para começar, apenas comece! Você pode dar passos pequenos, pois não precisa deixar com que a insatisfação com a carreira faça com que você peça demissão da noite para o dia. Mas sim, pode ir estudando um pouco mais sobre o que gosta, descobrindo novos horizontes e dando um passo de cada vez. Assim, com certeza você irá mais longe.

Respeite o seu tempo, os seus sonhos e os seus gostos. E faça as pequenas mudanças por você mesmo. 😉

Com informações do site: Notícias Concursos