segunda-feira, 10 de maio de 2021

Governo anuncia ampliação de carência para empréstimos do Pronampe.


 
Foto: Reprodução
O aumento do período de carência para empréstimos obtidos por meio do Pronampe (Programa Nacional de Apoio à Micro Empresa) passou a ser válido.

Segundo a Caixa Econômica, o período de carência pode aumentar em até três meses, de 8 para 11 meses no total. No entanto, o prazo total do contrato não muda.

Pronampe

O Pronampe foi criado em maio de 2020 pelo governo federal para ajudar financeiramente as pequenas empresas, com a intenção de manter empregos em meio à pandemia coronavírus.

Quais são os requisitos para contratar o Pronampe?

O valor mínimo da contratação é de R$ 15 mil;

O prazo total de financiamento é de 36 meses, com carência de 8 meses para o pagamento da primeira parcela. Vale ressaltar que se o empreendedor optar pela carência, deverá completar o pagamento integral nos próximos 28 meses;

A taxa de juros é composta por Selic mais 1,25% ao ano; O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGO) é o meio de garantia para a aprovação do financiamento.

Nessa condição, o Programa FGO Pronampe honrará até 100% de cada operação contratada, ou seja, o governo é o fiador, não exigindo fiador ou patrimônio líquido para aprovação de crédito;
O governo federal prorro

gou a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) até 2 de outubro, mantendo a alíquota zero nas operações de crédito contratado.

Qual é o propósito do crédito?

Os empreendedores podem usar a linha de crédito para investimentos como compra de equipamentos, máquinas, reformas e outros. Outra forma de usar é com despesas como salário, pagamento de contas, compra de bens, entre outros;

Qual é a taxa de juros e prazo de pagamento?

A taxa de juros do programa é de 1,25% ao ano, junto com a taxa Selic, que hoje é de 2%. Para o prazo máximo de pagamento das operações contratadas do programa é de 36 meses, com carência de oito meses para efetuar o pagamento.

Qual é o limite de crédito?

O limite de crédito é de 30% no faturamento.
 
Empresas criadas com menos de 1 ano, o valor pode ser de 50% do capital social ou 30% da receita média mensal. 

Como solicitar a ampliação da deficiência de pronampé?

Essa solicitação pode ser feita através do Internet Banking da Caixa
Vá para o espaço para "Contratos" no menu
Selecione a opção "Solicitar extensão de pausa do pronampe"
Clique em "Confirmar"

Com informações do site: Rede Brasil News