segunda-feira, 3 de maio de 2021

Concurso IBGE 2021 terá 6.500 vagas; Censo pode ser retomado


 
Foto: Reprodução
O governo federal informou que o Orçamento de 2021 foi aprovado sem os recursos necessários para a realização do Censo Demográfico. Isso quer dizer que, novamente, o concurso IBGE com vagas para o Censo será adiado por tempo ainda indeterminado. As informações sobre o adiamento foram confirmadas pelo ex-secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", justificou. Assim, concurso IBGE para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador acabou sendo cancelado neste ano de 2021. 

Os cargos citados contemplariam o total de 204.307 vagas. Mesmo com o cancelamento confirmado apenas pelo governo, o IBGE deverá retomar as tratativas com o Ministério da Economia. A ideia é de garantir a realização do Censo Demográfico no ano de 2022. "O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME", comunicou o IBGE.

Vale destacar que, mesmo com o cancelamento do Censo Demográfico em 2021, as demais seleções do IBGE não foram interrompidas. Até então, continua mantido o concurso IBGE para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas. Essas seleções, juntas, abrangem 6.500 vagas temporárias para o IBGE. 

As provas para Agente de Pesquisa por Telefone e Supervisor de Pesquisas serão aplicadas no dia 16 de maio de 2021, conforme aviso de adiamento. Já as avaliações para os demais cargos (Agente de Pesquisa e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade) vão ser realizadas no dia 02 de maio do mesmo ano.


Com informações do site: Concursos No Brasil