terça-feira, 25 de maio de 2021

Como tirar o extrato do meu benefício do INSS? Veja 3 opções


 
Foto: Reprodução
O extrato de pagamento de benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), se trata de um relatório onde constam todos os valores pagos ao segurado. 

Através dele, é possível saber os valores recebidos desde a concessão do benefício, além da data e o banco responsável pelo pagamento. 

Mesmo sendo um documento muito importante, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como emitir esse extrato ou acompanhar o pagamento de seu benefício.

Diante disso, elaboramos este artigo para te contar quais opções estão disponíveis para aqueles que precisam do extrato de pagamento.

Extrato 
Para facilitar a solicitação de serviços ou acompanhamento de benefícios concedidos pelo INSS, foi disponibilizado em 2019, a plataforma Meu INSS que está disponível para computadores e celulares.

Através dessa plataforma, o contribuinte se registra com seus dados pessoais e faz o andamento do seu pedido de aposentadoria, auxílios, além de ter acesso aos seus recibos de contribuições, podendo ainda agendar atendimento, além de verificar ainda o extrato de pagamento de benefício.

Fazer esse acompanhamento é importante, pois, além de registrar os valores recebidos, o extrato também registra informações sobre empréstimos consignados, décimo terceiro e qualquer outra ocorrência que possa descontar ou acrescentar valores em seu recebimento. 

Como emitir o documento?
Agora que você já sabe que é possível verificar o seu extrato de pagamento sempre que desejar, veja como emitir o documento de forma bem simples e rápida.

Para isso, você tem à disposição o atendimento virtual ou presencial, desta separamos três opções para que você veja qual atende às suas necessidades.

Na primeira delas, chamamos sua atenção sobre a possibilidade de fazer a emissão do documento sem precisar sair de casa. 

Diante disso, acesse novamente a plataforma Meu INSS e faça “login” com seus dados. Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha.

Após acessar o sistema, procure pela opção “Extrato de Pagamento de Benefício”. Feito isso, será possível fazer a emissão do documento. Viu como é simples?

Outra opção é o atendimento presencial nas unidades do INSS. Para isso, lembre-se que antes de ir até o local, é necessário fazer o agendamento através do portal Meu INSS.

Isso é necessário para organizar o atendimento, além de garantir que não haja aglomerações nas agências do INSS. 

Portanto, acesse a plataforma com seus dados e busque pela opção “Novo requerimento”.

Depois, selecione o agendamento de atendimento presencial e compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários. São eles: 

documentos pessoais do beneficiário;
procuração ou termo de representação legal, assim como o documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
A terceira opção que o beneficiário possui, é tirar o comprovante de renda através da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, pois, esses bancos disponibilizam o “Histórico de Pagamento de Benefício”.

Para isso, basta ir até o caixa eletrônico ou mesmo através dos serviços oferecidos pela internet e buscar pela opção “Previdência Social” (no Banco do Brasil) e “Extrato Previdenciário” (na Caixa Econômica Federal).

Depois, é só emitir o documento. 


Com informações do site: Jornal Contábil