quinta-feira, 20 de maio de 2021

Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF? Descubra como fazer


 
Foto: Reprodução

Muitas pessoas estão querendo receber benefícios sociais por conta da crise econômica. Para receber esses valores, porém, é importante fazer parte do sistema do Governo Federal para programas sociais. A boa notícia é que agora você tem como saber se está no Cadastro Único pelo CPF.

Muitas pessoas já fazem parte do CadÚnico e ainda não sabem. Por isso, a seguir, vamos trazer mais detalhes sobre esse sistema para quem está pensando em fazer a inscrição neste mês para receber auxílios trabalhistas e sociais.

INSCRIÇÃO CADASTRO ÚNICO 2021

Por que é importante ter a inscrição no Cadastro Único em 2021? Essa é uma dúvida comum em todas as regiões do país, principalmente por parte de quem está tendo dificuldades de acessar benefícios pela internet.

Para começar, é importante saber exatamente o que é o CadÚnico do Governo Federal. Esse é um sistema integrado do Governo Federal que coleta e organiza informações de famílias brasileiras em situação de extrema pobreza e pobreza.

É a partir dos dados coletados (informações de localização e renda) que as prefeituras, estados e o Governo Federal podem criar os programas sociais para cada região. Hoje em dia a maioria dos programas federais exige a inscrição no CadÚnico.

COMO SABER SE ESTOU NO CADÚNICO PELO CPF

Antes de fazer a inscrição, porém, a recomendação é que você faça a consulta do CadÚnico em 2021. Isso porque muitas pessoas acabam procurando formas de inscrever-se sem saber que já estão com o nome cadastrado no sistema.

Mas e como saber se estou no CadÚnico com o CPF? Esse processo é muito rápido e pode ser feito de forma online pelo aplicativo ou site. Quem preferir ainda pode fazer essa consulta pelo telefone.

Para facilitar vamos trazer o passo a passo para consulta no Cadastro Único das três formas. Confira:

Consulta do CadÚnico pelo CPF na internet:

Acesse o site do sistema, o Meu CadÚnico (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/);
Preencha normalmente as informações exigidas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o estado/município onde reside;
Agora é só clicar em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.
Consulta CadÚnico pelo aplicativo:
Baixe o app Meu CadÚnico na loja do seu celular (para smartphones Android e iOS – pelo Google Play ou App Store);
Abra o aplicativo e clique em entrar;
Agora é só preencher os dados regulares: nome da mãe, nome completo, data de nascimento e lugar onde mora.

Telefone CadÚnico consulta:

A consulta do Cadastro Único pelo telefone é ligando para 0800 707 2003;
Aperta a opção 5;
Os horários de funcionamento são: 07h às 19h de segunda a sexta; 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

COMO FAZER CADÚNICO


Por fim, é importante saber como fazer a inscrição no CadÚnico.
Se você consultou e viu que não está inscrito ainda, pode ser interessante procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Ao contrário do que prometem muitos sites, não é possível fazer a inscrição no Cadastro Único online. Neste momento a única forma de inscrever-se é indo até uma unidade do CRAS ou na prefeitura da sua região.

Com informações do site:  investircorreto