terça-feira, 25 de maio de 2021

Como conseguir empréstimo com nome sujo?


 
Foto: Reprodução

O número de pessoas inadimplentes no Brasil não para de crescer nos últimos anos. E quando o trabalhador se encontra nessa situação e precisa de um empréstimo para conseguir pagar as contas e regularizar o nome como o trabalhador fica?

É de entendimento de todos que quando o cidadão se encontra com o nome sujo fica muito mais difícil conseguir a aprovação de empréstimo por meio dos bancos e financeiras.

No entanto, mesmo perante toda essa dificuldade existe sim, a possibilidade de pessoas com o nome negativa conseguirem um empréstimo, e é justamente sobre isso que falaremos agora!

Empréstimo para negativados

Se você se encontra nessa condição, é preciso pesquisar com muita atenção as empresas que oferecem empréstimos. Existem algumas financeiras que possuem opções de crédito para quem está com nome sujo.

Dentro dessa possibilidade, as empresas buscam a liberação dependendo de uma série de análises que consideram o valor solicitado, e que pelo lado negativo acabam tendo juros com valores mais altos.

Caso esteja em busca de uma empresa que faça esse tipo de empréstimo para quem tem nome sujo, recomendamos a eCred do Serasa.

Negativados precisam se atentar a estes pontos

Os trabalhadores que estejam negativados precisam ter os seguintes cuidados:

Não caia em golpes

Se a situação já não está legal, o trabalhador precisa ficar muito atento, pois existem muitas empresas fraudulentas que se aproveitam da situação para cobrar depósitos antecipados. Logo, pesquise muito antes de fechar qualquer negócio.

Exigências serão maiores

Se já não é tão fácil conseguir um empréstimo mesmo com nome limpo, o que dirá com o nome sujo. Os bancos e financeiras fazem uma análise criteriosa na hora de oferecer crédito, para os negativados então elas acabam sendo mais rígidas, tanto na análise quanto nos prazos e parcelas.

Cuidado com os juros

Caso você consiga um empréstimo, depois de toda dificuldade, fique muito atento aos juros cobrados, pois, existem financeiras que podem extrapolar nas condições justamente por entender a sua dificuldade de conseguir crédito.

Compare o Custo Efetivo Total (CET) os créditos que você está pesquisando, antes de assinar o contrato.

Por todos esses obstáculos, você terá que avaliar com muita atenção qual o tamanho da parcela que cabe no seu bolso. Para não ter mais problemas ainda, é melhor fazer uma negociação que você conseguirá manter.


Como aumentar as chances de conseguir crédito?

Caso você seja trabalhador autônomo você pode aumentar as suas chances de aprovação seguinte os três passos a seguir:

Movimentação

No momento de solicitar o empréstimo, leve a financeira seu extrato bancário com a movimentação de pelo menos três meses para comprovar que você tem uma boa movimentação e que conseguirá pagar os valores solicitados.

Se formalize

Também é possível se formalizar, é possível abrir um MEI (Microempreendedor Individual) ou CNPJ (pessoa jurídica) e movimentar sua renda pela empresa, o que poderá contribuir para conseguir o crédito.

Refinanciamento

Outra possibilidade de conseguir um empréstimo, é através do refinanciamento do seu imóvel ou automóvel. É possível utilizar esses bens como garantia de pagamento do empréstimo, o que pode aumentar muito as suas chances de conseguir crédito.

Empréstimos para quem tem nome sujo
Atualmente existem três categorias de empréstimo disponíveis para quem tem o nome sujo e é deles que falaremos agora.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito vinculada diretamente a folha de pagamento do benefício do INSS ou servidor público, também é possível para trabalhadores de empresas parceiras a bancos que liberam crédito mediante desconto na folha de pagamento.

Geralmente, como o empréstimo consignado desconta a parcela diretamente na folha de pagamento, o índice de inadimplência é muito baixo, logo, tem grandes chances de aprovação.

Garantia do bem

Outra possibilidade de conseguir crédito é colocando o bem como garantia, existem muitas financeiras que liberam crédito caso um bem de valor seja colocado como garantia para o pagamento.

Logo, para o banco não haverá muitos riscos, pois o bem necessariamente terá de ser de valor maior que o empréstimo solicitado, com isso, a financeira consegue facilitar acesso ao crédito.

Nessa modalidade os bancos e financeiras aceitam casa, carro, moto, terreno, dentre outros itens de valor agregado.

Penhor

Sem burocracia na liberação do crédito, a penhora de bens é uma opção para quem precisa de dinheiro rapidamente. Esse tipo de empréstimo não faz análise de crédito nem exige uma comprovação de renda porque você deixa um objeto valioso como garantia.

Importante: os prazos de pagamento desse crédito são mais curtos e variam de um a quatro meses. A penhora de bens compensa quando você tem certeza que conseguirá devolver o dinheiro no prazo. Caso contrário, evite penhorar qualquer objeto porque ele vai a leilão se você não conseguir pagar o dinheiro que pegou.

Com informações do site:  jornalcontabil