domingo, 11 de abril de 2021

Novo Auxílio emergencial: transferências pelo aplicativo do Caixa Tem só poderá ser a partir de maio, diz banco


 
Foto: Reprodução
A primeira parcela do auxílio emergencial 2021 está sendo depositada para integrantes do CadÚnico, bem como aos cadastrados no benefício desde o ano passado. No aplicativo Caixa Tem, os usuários geralmente podem transferir o dinheiro por meio de DOC, TED e PIX. A instituição bancária, por outro lado, informou que essas operações só vão ficar disponíveis a partir do mês de maio, conforme o cronograma para a liberação dos saques imediatos.

Para evitar contato físico e aglomerações no atual cenário de pandemia, as operações de saque, transferências e PIX, utilizando o saldo do programa social, estarão disponíveis conforme o cronograma de saque disponível no site Caixa”, informou a instituição bancária para a equipe do Concursos no Brasil. De início, os beneficiários terão direito de pagar boletos pelo Caixa Tem, além de usar o cartão virtual de débito e efetuar compras em maquininhas de lojas habilitadas.

Vale lembrar que a regra não se aplica para os beneficiários do Bolsa Família. Até porque esse público conta com um calendário específico de repasses, tendo em vista as datas habituais do programa. Os inscritos no Bolsa Família, dessa forma, poderão sacar e transferir a parcela na mesma data definida. Além do mais, eles terão direito ao valor mais vantajoso dentre o auxílio emergencial e o Bolsa Família.

Calendário do auxílio emergencial; veja as datas para o pagamento da 1ª parcela

Para quem não faz parte do Bolsa Família, o calendário de pagamentos foi dividido em duas etapas distintas: depósitos em poupanças sociais digitais e, em momento posterior, liberação de saques e transferências. As datas foram escalonadas de acordo com o mês de aniversário dos beneficiários. Confira, abaixo, o calendário da primeira parcela para os inscritos no CadÚnico e cadastrados no programa desde 2020 (por site ou app):


Caixa Tem: como transferir o auxílio emergencial pelo PIX?

Quando o calendário para saques for devidamente liberado, os beneficiários fora do Bolsa Família vão conseguir transferir o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem.

A instituição bancária, inclusive, disponibilizou a opção de usar o PIX para garantir as transferências do dinheiro. Veja como realizar o procedimento:
  • Entre no aplicativo do Caixa Tem (Android e iOS);
  • Na tela de menu, toque na opção “PIX”;
  • Feito isso, toque em "pagar";
  • Selecione se quer pagar com a chave PIX ou QR Code;
  • Caso opte por chave PIX, informe qual você vai usar (e-mail, telefone, chave aleatória ou CPF/CNPJ). Se escolher por “QR Code”, aponte a câmera do seu celular para o quadrado onde está o código;
  • Informe o valor que você irá transferir;
  • Uma tela com os dados do pagamento irá aparecer. Se tudo estiver correto, clique em "Sim, digitar senha";
  • Em seguida, digite sua senha do Caixa Tem.
Para receber dinheiro pelo PIX, basta que informar ao pagador a sua chave PIX: e-mail; telefone; CPF; chave aleatória. A Caixa Econômica Federal publicou um vídeo com todo o passo a passo sobre como usar essa forma de transferência pelo Caixa Tem. Veja abaixo:

Com informações do site: redebrasilnews