sexta-feira, 16 de abril de 2021

Meu score caiu: o que fazer para melhorar minha pontuação de crédito?


 
Foto: Reprodução

O score de crédito é uma das ferramentas mais usadas por instituições financeiras na hora de decidir sobre a aprovação de crédito. No entanto, muitas pessoas não sabem bem o que representa essa pontuação, nem como um score baixo pode influenciar sua vida financeira. Seja para solicitar um cartão de crédito ou pedir mais limite, seja para ter um pedido de empréstimo aprovado. Em ambas as situações, é bem provável que seu nome tenha passado por uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Para explicar melhor, o score de crédito é uma pontuação gerada com base no seu comportamento como consumidor. Ou seja, se você paga suas contas em dias, antecipa parcelas ou tem um bom relacionamento com o banco, entre outras coisas. E essa pontuação, que vai de 0 a 1000, é o seu score de crédito. Dessa forma, é ela que vai definir a forma como o mercado vê o seu perfil de compra. Mas como aumentar a pontuação no seu CPF?
Meu score caiu: o que fazer para melhorar minha pontuação de crédito?
Em primeiro lugar, se o seu score de crédito está baixo, suas chances de conseguir crédito também diminuem. Assim, essa é uma ferramenta muito importante na hora de os bancos concederem qualquer tipo de crédito. Portanto, se o seu score diminuiu recentemente, é possível que você seja visto como mau pagador, e dificilmente conseguirá um serviço de crédito como cartão, empréstimo, entre outros.
Saiba como aumentar seu score de crédito
Por fim, trouxemos algumas formas de aumentar a sua pontuação. Então, antes de mais nada, o mais importante é você não tenha dívidas abertas. Isso é muito importante para começar o processo de regularização da pontuação do seu CPF, então é urgente negociar possíveis contas em aberto. Em geral, muitas instituições estão dispostas a conceder descontos para realizar essa regularização.

Mas, além disso, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar o seu score de crédito.  Confira a seguir nossas dicas:

não atrasar o pagamento de contas;
atualizar seus dados nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, Boa Vista SCPC);
comprar a prazo (quem paga somente à vista não é conhecido pelas empresas de crédito);
fazer seu cadastro positivo nos órgãos de protesto;
não solicitar vários serviços de crédito de uma vez, e esperar alguns meses se for recusado o seu pedido.
Enfim, o primeiro passo rumo ao score alto no CPF é conhecer a sua pontuação. Se você ainda não sabe em qual categoria se encontra, acesse a página do órgão de crédito da Serasa e descubra. Depois disso, é só aplicar as dicas deste texto. Boa sorte!

Com informações do site: Seu Credito Digital