quinta-feira, 29 de abril de 2021

INSS: Você sabe o que é Carta de Concessão?


 
Foto: Reprodução
Se você pretende se aposentar, é necessário entender o que é carta de concessão, pois, esta documentação é um documento muito importante. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre este documento. Continue conosco e confira. 

Aposentadoria 
Todo trabalhador que encerra suas atividades laborais e cumpre seus requisitos, pode requerer a tão sonhada aposentadoria, este benefício é o afastamento remunerado do trabalho. O que é Carta de Concessão? 
O segurado irá receber este documento assim que der a entrada na aposentadoria, ele é dividido em três partes. Veja! 1 ° Parte da Carta de concessão 
Esta primeira parte é sobre:
 

Seus dados;
Sobre qual categoria você se encaixa;
Informações financeiras;
Data de início do benefício;
Data de quando foi solicitada.
2° Parte da Carta de Concessão 
Esta segunda parte é praticamente uma revisão, nela contará todos os salários que o INSS considerou em todo o processo para a aposentadoria. 
3° Parte da carta de concessão 
Por fim, o resultado, através desta que constará toda a média do seu salário, tempo de contribuição, terá a informação também da fórmula que o INSS aplicou para conceder seu benefício.
Em resumo, esta carta é a apresentação de todo o processo do seu benefício, que será enviada sempre quando o benefício é concedido.
 

É possível consultar a carta de concessão? 
SIM! Para fazer esta consulta e saber como anda o andamento do pedido junto ao INSS, basta ligar para a Central 135, acessar o portal Meu INSS, ou ir até uma agência do INSS. 

São 3 possibilidades para o status do pedido. Veja! 

Concedido : Significa que o seu benefício foi aprovado pelo INSS;
Indeferido :  Por alguma falha, ou motivo, seu pedido foi negado;
Habilitado :  Isto significa que o seu benefício está em análise.


Com informações do site: jornal contabil