segunda-feira, 12 de abril de 2021

Confira 5 dos principais mitos sobre a aposentadoria


 
Foto: Reprodução

Cada vez mais as pessoas falam sobre os assuntos que envolvem a aposentadoria, esse momento da vida que era pra encher os olhos de muitas pessoas, acaba se tornando um grande medo pra elas. 

São muitas dúvidas, começando pelos jovens e chegando até mesmo nas pessoas que já trabalharam a vida toda e que já podem solicitar sua aposentadoria, mas que por incertezas acabam adiando esse processo.

Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre os principais mitos sobre a aposentadoria, confira.

1- Aposentar quer dizer que chegou o fim da vida

Esse é um dos principais mitos que se espalhou durante várias décadas, onde se aposentar significava ser um idoso incapaz ou que não consegue mais fazer nada da vida, além de receber sua aposentadoria e ficar sentado no sofá vendo TV o dia todo.

Como já dissemos, esse é um grande mito, e não caia nessa armadilha do cérebro. A aposentadoria é o início de um novo ciclo na vida daquela pessoa que se dedicou durante anos para o trabalho.

Esse é o momento certo de se renovar e fazer uma lista com tudo que sempre teve vontade mas não tinha tempo ou disposição em razão de todas as responsabilidades que carregava nas costas.

2- Quem não poupou dinheiro terá que viver apenas de aposentadoria

Esse é um medo muito comum quando as pessoas pensam na aposentadoria como um todo, essas pessoas acreditam que não conseguirá se manter apenas com o valor de sua aposentadoria, levando em consideração que nem sempre é possível poupar um pouco de dinheiro pro futuro.

É sempre indicado fazer essa poupança junto com as contribuição previdenciárias, porém caso isso não seja possível, não há motivos para temer, pois através de um planejamento é possível contar com várias possibilidades para estabilizar a vida financeira, inclusive com o saque das contas do FGTS.  

3- Não poder trabalhar depois que se aposentar

Muitas pessoas quando pensam em se aposentar ficam preocupadas em não poder trabalhar mais e desperdiçar toda a sua disposição e saúde, no entanto as pesquisas mostram que cerca de 49% dos aposentados continuam trabalhando.

Quando a aposentadoria é em razão da idade ou por tempo de contribuição, o trabalhador pode continuar suas atividades se for da sua vontade e do empregador, ou se preferir pode conseguir um emprego leve com uma carga horária menor, apenas para complementar a renda da aposentadoria e não ficar tão parado. 

4- Aposentar significa que o trabalhador vai adoecer

Esse é mais um mito muito comum entre as pessoas, que acreditam que depois de trabalhar a vida toda, adoeceram caso se aposentem, porém essa expressão tem que ser bem interpretada.

Se aposentar e ficar com uma rotina livre, sem horários e obrigações é algo que enche os olhos de muitas pessoas.

No entanto com o passar do tempo algumas dessas pessoas podem se sentir entediadas, e achar que a vida não tem mais propósito ou que estão parados esperando a morte chegar.

Em alguns casos essas situações podem levar a depressão e até mesmo aos vícios.   

A vida após a aposentadoria vai depender muito das atitudes que essa pessoa vai tomar, pois deve ser desconstruído da mente que a vida é apenas trabalhar.

Existem diversas atividades que o aposentado pode desenvolver na melhor fase da sua vida, como viajar com a família, praticar algum esporte ou atividade física, estar próximo das pessoas que antes não tinha tempo de estar, fazer algum curso e até mesmo ajudar pessoas.

5- Aposentado não tem mais idade para ser um empreendedor

Por último vamos falar do maior mito de todos, essa afirmação tem tanto poder que consegue fazer essas pessoas acreditarem que isso é verdade, no entanto como já dissemos, isso é um grande mito.

As pessoas que se aposentam estão na maioria das vezes cansadas daquela velha rotina de trabalho, do trânsito ou até mesmo das cobranças do chefe, ou seja isso significa que essas pessoas não estão incapazes de exercer outras atividades.

E o que muitas pessoas não sabem é que o número de aposentados empreendedores está crescendo cada vez mais, sem contar que toda a sua experiência de vida, habilidades e responsabilidades adquiridas no trabalho , podem fazer esse aposentado um empreendedor de sucesso.

Com informações do site:  jornalcontabil