quinta-feira, 15 de abril de 2021

Concurso PM PI 2021: Edital pode sair em abril


 
Foto: Reprodução
A Polícia Militar do Estado do Piauí vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PI 2021). Previsto para ser divulgado em março, o documento de abertura deve ser publicado somente em abril. A informação é do comandante da corporação, coronel Lindomar Castilho.

“Acredito que, em razão dos feriados, (o edital saia) somente em abril”, disse o coronel.
A banca organizadora do concurso será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

Em outra ocasião, o comandante revelou que a expectativa era iniciar a formação dos aprovados ainda em setembro, com provas objetivas sendo aplicadas em junho. No entanto, com os atrasos, o cronograma deve passar por ajustes.

A corporação formalizou uma comissão organizadora para acompanhar o certame, que já tem vagas confirmadas. De acordo com o documento, o edital com 690 vagas para soldados e oficias será supervisionado pelos seguintes servidores:
Coronel Leonardo de Melo Castelo Branco – presidente;
Tenente coronel José Soares de Alencar Filho
Tenente coronel Jacks Daienne Galvão Pereira
Tenente coronel José Edson Batista dos Santos Júnior
Major Tiago Castelo Branco Ribeiro
Major Airton de Sousa Oliveira
No dia 14 de dezembro, o Governador do Estado, Wellington Dias, autorizou o novo edital concurso PM-PI 2021 para o preenchimento de 690 vagas. O aval, dado durante ato solene no Salão Azul do Palácio de Karnak, em Teresina (PI), contou com a presença do coronel Lindomar Castilho.

Do total de vagas, 650 vagas serão abertas para Soldados e 40 para Oficiais.
“Em conversa com o governador, nós adotamos dois critérios. O primeiro deles é que nenhum município do Piauí terá menos de seis policiais em atividade. Para cada grupo de mil habitantes, pelo menos um policial militar”, disse o coronel Lindomar Castilho.

Durante o ato, o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, afirmou que o governo chegou a cogitar o aval para mais de mil vagas. No entanto, a quantidade de vagas foi repensada por questões orçamentárias.

Sobre o concurso da PM-PI, Wellington Dias revelou que haverá uma reserva técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.

“Aqui são 650 vagas para soldados e 40 para oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma linha de reserva, para também garantir um excedente, uma reserva estratégica”, disse o governador.

No dia 09 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Lei (PL) que altera o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí. O documento altera o limite de idade para ingresso na corporação, passando de 30 para 35 anos, tanto para o curso de formação de soldados quanto para o curso de formação de oficiais.

A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir altura mínima de 1,60 m (homem) e 1,55 (mulher); ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homem); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.

Prepare-se: Apostila Concurso PM PI – Soldado 
O Soldado terá que realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Etapas do concurso PM PI
O Concurso Público da Polícia Militar do Piauí de Soldado é composto por 05 (cinco) etapas, sendo:

a) primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de prova escrita objetiva, que será aplicada de forma coletiva, conforme critérios estabelecidos no edital do certame;
b) segunda etapa, de caráter eliminatório, constará de exame de saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;
c) terceira etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o teste de aptidão física e constará de exame atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no edital;
d) quarta etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de exame psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital;
e) quinta etapa, também de caráter eliminatório, consistirá na investigação social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como na vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos no edital.

Último edital PM PI foi divulgado em 2017
O último edital de concurso público da PM-PI para Soldados foi divulgado em 2017, quando contou com 400 vagas para a carreira, distribuídas por homens e mulheres com nível médio. O salário inicial foi de R$3.100.

Os aprovados foram lotados em Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.
A prova contou com questões de Língua Portuguesa (14 questões), Matemática (07 questões), Conhecimentos Gerais (12 questões) e Noções de Informática, todas com peso 01. Além disso, as avaliações contaram com questões de Legislação da PMPI (07 questões) e Noções de Direito (13 vagas), ambas com peso 02.

Informações do concurso
Concurso: Polícia Militar do Piauí (PM-PI)
Banca organizadora: NUCEPE
Escolaridade: médio
Número de vagas: 690
Remuneração: a definir
Inscrições: a definir
Taxa de Inscrição: a definir
Provas: a definir
Situação: PREVISTO
100% de Acordo com Último Edital

Com informações do site:  noticiasconcursos