sexta-feira, 30 de abril de 2021

Como inscrever minha família no Cadastro Único? Veja passo a passo


 
Foto: Reprodução
Inscrição no Cadastro Único concede uma série de benefícios sociais aos brasileiros. Diante dos efeitos econômicos do novo coronavírus, estados e prefeituras estão criando uma série de programas de transferência de renda para auxiliar a população menos favorecida. A inclusão, por sua vez, exige que a família esteja registrada no CadÚnico. Saiba como fazer seu cadastro, abaixo.

O Cadastro Único nada mais é do que a principal plataforma social do governo federal. Por meio dele, é possível acompanhar a situação das famílias em vulnerabilidade social de modo que estas passem a ser inclusas em políticas públicas de transferência de renda. O procedimento de entrada é simples e totalmente gratuito.

Passo a passo para se registrar no Cadastro Único

Normalmente, cada cidade realiza visitas domiciliares anualmente para regularizar o cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, tendo em vista a atual realidade da covid-19, os cidadãos podem antecipar o procedimento indo até o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.

Para isso, a pessoa deve se intitular enquanto responsável da família e responder todo o questionário que valida sua inscrição.
É preciso morar na mesma casa com os parentes, ter ao menos 16 anos e apresentar seu CPF ou o titulo de eleitor.

Ele deverá reunir uma pasta com toda a documentação, listada abaixo, identificando não somente a si, como cada morador de sua casa.


Lista de documentos apresentados no Cadastro Único

Certidão de nascimento;
Certidão de casamento; – CPF;
Carteira de identidade (RG);
Certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI);
Carteira de trabalho;
Título de eleitor
Repassados os informes acima, basta aguardar pela validação da inscrição. Sendo aceito, é possível dar entrada nos benefícios sociais como Bolsa Família, entre outros.

Como acompanhar minha situação no Cadastro Único?

Há inúmeras formas de acompanhar o cadastro. O sujeito pode ter acesso pela internet, ou por telefone, sendo necessário seguir as etapas abaixo:

Pelo site

Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
Clique em “Emitir”.

Pelo aplicativo

Baixe o aplicativo na loja do seu sistema operacional (Android ou iOS)
Abra o aplicativo e clique em entrar
Preencha o mesmo formulário do site: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.

Pelo telefone


Ligue para 0800 707 2003
Selecione a opção 5
Informe seus dados de identificação pessoal.

Com informações do site: FDR