terça-feira, 16 de março de 2021

Senai abre mais de 9 mil vagas para cursos gratuitos


 
Foto: Reprodução

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) está com 9.015 vagas para qualificação profissional e aperfeiçoamento voltadas prioritariamente para pessoas de baixa renda. Os interessados devem se candidatar até o dia 4 de junho, pela internet.

As capacitações são para diversas áreas, como tecnologia, gestão de projetos e alimentação. Os cursos fazem parte do projeto Inova Tech e do Programa Senai de Gratuidade Regimental (saiba mais abaixo).


Há opções de turmas presenciais ou semipresenciais, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas serão realizadas nas unidades do Senai localizadas na Asa Sul, no Gama, em Sobradinho e Taguatinga.

No Inova Tech, há cursos para as seguintes áreas:

Programação de computadores e aplicativos
Eletrônica
Arquitetura e construção civil
Designer gráfico
Desenvolvimento de jogos eletrônicos
Mecânica
Robótica
No programa Gratuidade Regimental, há opções para os ramos de:

Administração
Contabilidade
Mecânica
Confeitaria e padaria
Vestuário
Construção Civil
Designer gráfico
Elétrica
Jardinagem e paisagismo
Telemarketing
As atividades começam nos meses de abril e maio. A duração é de uma semana a quatro meses, a depender do curso.

Quem pode participar?

Os pré-requisitos variam. Há opções para quem tem nível médio ou fundamental, concluídos ou ainda em curso, seja na rede pública ou privada. Os inscritos passam por uma análise de cadastro e são priorizados aqueles que comprovem baixa renda.


No caso dos cursos técnicos, é preciso ter mais de 16 anos, já ter concluído ou estar cursando o segundo ano do ensino médio.

No caso do Programa Senai de Gratuidade Regimental, o candidato pode realizar mais de uma matrícula, desde que os cursos sejam em turnos diferentes. Já para o DF Inova Tech, é preciso concluir um para iniciar outro.

Como se inscrever?

Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem preencher o formulário no site do Senai-DF e anexar cópia do RG. Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

De acordo com o Senai-DF, as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e os selecionados serão contatados por e-mail ou por telefone para agendar a matrícula, que ocorre de forma presencial

Com informações do site:  G1