terça-feira, 23 de março de 2021

Publicado edital com 1.125 vagas para cursos técnicos em 27 municípios da Paraíba


 
Foto: Reprodução

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), publicou, nesta terça-feira (23), no Diário Oficial do Estado, a partir da página 5 do documento, edital com 1.125 vagas em cursos técnicos, que serão ofertados pelos programas Pronatec-PB e Mediotec-PB. As oportunidades estão distribuídas em 27 municípios paraibanos e os alunos selecionados para as vagas receberão uma bolsa equivalente a R$ 2,00 por hora de aula que estiverem presentes. As cargas horárias totais dos cursos variam entre 800 e 1.200 horas.

Inscrições

Poderão participar do processo seletivo para concorrer a uma das 1.125 vagas em cursos técnicos, os estudantes da Rede Pública Estadual que estejam cursando a primeira, segunda ou terceira série do ensino médio e com idade entre 15 a 19 anos completos no início das aulas.

Os estudantes que estejam cursando a primeira e a segunda série poderão fazer a inscrição nos cursos com carga horária igual a 800 horas, 1000 horas e 1200 horas. Já os estudantes que estejam cursando a terceira série do ensino médio poderão optar pelos cursos com carga horária igual a 800 horas e 1000 horas. As inscrições podem ser feitas através deste link. Os interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (23) até o próximo dia 16 de abril.

Cursos

Os cursos oferecidos serão os de: técnico em administração, técnico em confeitaria, técnico em contabilidade, técnico em eventos, técnico em guia de turismo, técnico em informática, técnico em informática para internet, técnico em marketing, técnico em programação de jogos digitais e técnico em segurança do trabalho. Veja aqui a quantidade de vagas por curso.

Cidades

Os municípios onde os cursos serão ofertados são: Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Cabedelo, Cacimba de Dentro, Cajazeiras, Campina Grande, Conceição, Conde, Curral de Cima, Guarabira, Gurjão, Itaporanga, João Pessoa, Junco do Seridó, Lucena, Mamanguape, Mataraca, Monteiro, Patos, Pedro Régis, Pocinhos, Rio Tinto, São José de Piranhas, Sousa, Sumé, Tavares e Uiraúna.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Ao todo, o investimento para a oferta das 1.125 vagas será de R$ 10,9 milhões.

O Mediotec, por sua vez, é uma das ações do Pronatec para formação de técnicos durante o ensino médio, ou seja, os alunos receberão dois diplomas na conclusão dos estudos. A gestão administrativa e pedagógica do Pronatec e do Mediotec é exclusivamente estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).

Com informações do site:  portalcorreio