terça-feira, 16 de março de 2021

Imposto de renda já recebeu 15% das declarações esperadas para 2021


 
Foto: Reprodução
Quase cinco milhões de pessoas já enviaram a declaração de Imposto de Renda à Receita Federal. O volume corresponde a cerca de 15% dos 32.6 milhões esperados para 2021.

O sistema de envio da declaração funciona 20 horas por dia, ficando indisponível somente entre uma e cinco horas da manhã. No site da Receita, há informações sobre como preencher corretamente o documento e regras do que pode ser deduzido.

O contribuinte deve ficar atento ao prazo de entrega, que termina em 30 de abril.
Quem deixar de fazer a declaração, estará sujeito ao pagamento de multa, que varia de R$ 164,74 centavos a 20% do imposto devido.

Vale lembrar que quem teve jornada e salário reduzidos durante a pandemia do covid-19 e foi incluído no Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, terá que declarar o complemento recebido do governo relacionado a uma parte do seguro-desemprego.

Para saber quais valores foram pagos como benefício emergencial ou ajuda compensatória, o contribuinte pode acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para android e IOS.

Se você ou seu dependente recebeu auxílio emergencial, essa informação também deve ser declarada na ficha de ‘Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas’. O benefício deverá ser devolvido ao governo caso o contribuinte tenha recebido mais de 22 mil 847 reais e 76 centavos em rendimentos tributáveis, sem contar o auxílio. 


PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS