terça-feira, 16 de março de 2021

Banco Inter antecipa a restituição do Imposto de Renda para correntistas


 
Foto: Reprodução
O Banco Inter oferece uma alternativa para seus correntistas que irão fazer a declaração de Imposto de Renda (IR) até o dia 30 de abril: a antecipação da restituição. Essa é uma boa opção para quem precisa de dinheiro com urgência, afinal a Receita Federal pode demorar a liberar os pagamentos.

O prazo para a Declaração do IR começou no dia 01 de março e já é possível encontrar contribuintes que cumpriram com a obrigação e estão na fila de espera para receber a restituição do governo.

Como o Banco Inter antecipa a restituição do Imposto de Renda ?
Para clientes Inter ou de demais bancos que já fizeram a declaração, a antecipação do IR funciona como um empréstimo que o banco calcula sobre o valor a ser restituído. Após receber o que a Receita deve devolver, a pessoa pode quitar a despesa com o banco.

Valor a ser restituído
No Inter, essa opção tem sido bem sucedida desde a declaração de 2019, quando foram liberadas restituições entre R$ 1.900,00 e R$ 7.000,00.

Para realizar o pagamento, que é na verdade um empréstimo, as instituições cobram uma taxa de juros menor do que outros tipos de crédito.

A antecipação do IR do Banco Inter, por exemplo, oferece a partir de 3,49% desta taxa.

Como solicitar a antecipação da restituição do IR?
A Receita Federal autoriza o recebimento da restituição do IR por meio da conta poupança ou de uma conta corrente como a do Inter.

Para esta modalidade, o correntista do Banco Inter pode solicitar a antecipação no momento de envio da declaração, ao clicar antes na opção “Resumo da declaração” e depois em “Cálculo do Imposto”. Na tela, aparecerá se o declarante possui ou não um valor de restituição.

Ao confirmar que tem dinheiro a receber, na opção “Informações Bancárias” os dados da conta serão preenchidos.

Se, porventura, o cliente Inter não informou esta modalidade, ele pode fazer uma retificação junto à Receita, alterar o nome do banco e já solicitar a antecipação.

Segundo o Banco Inter, é importante que o interessado cumpra os seguintes requisitos para realizar a solicitação:

Ser correntista há pelo menos 6 meses;
Não possuir débitos com o Inter;
Informar a conta e o nome do Banco Inter;
Por fim, ter de fato valores a receber da Receita Federal.
A modalidade de crédito para receber o pagamento antecipado também é oferecida pelos bancos Caixa, Santander e Banco do Brasil. A partir de 2021, ficam autorizadas também as fintechs e contas digitais a fazerem esse tipo de empréstimo.

Com informações do site: Seu Crédito Digital