segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Quem pode ser inscrito para ganhar passa livre? Garanta ISENÇÃO na passagem de ônibus


 
Foto: Reprodução
O que é o passe livre?
Esse sistema isenta os alunos do ensino regular, técnico ou superior, do pagamento da tarifa de transporte público para o deslocamento entre a escola e a sua casa. 

Quem pode pedir o passe livre?
De acordo com a legislação, o estudante deve ter renda per capita menor que 1,5 salário mínimo nacional. Aqueles estudantes que não podem ter 100% da gratuidade, podem solicitar a Meia Tarifa, em que são disponibilizados 50% de desconto no pagamento da passagem.
Os professores podem solicitar a meia tarifa se morarem em município e diferente do qual ministraram as aulas. 

Como solicitar a Tarifa Social?
Primeiro, a instituição de ensino deve fazer o cadastro prévio do aluno ou do professor no site da EMTU. Após isso, o solicitante deve acessar a página para preencher o formulário, enviar os documentos e imprimir o boleto no valor de R$23,45 para realizar o pagamento.

A liberação desse benefício vai depender da análise da documentação e do trajeto que é realizado pelo solicitante. Os estudantes devem ler de forma atenta o regulamento do passe escolar, que está disponível no portal e ver se possuem todos os documentos exigidos. No momento de realizar a solicitação no site, a documentação deve estar  digitalizada e pronta para o envio.

Caso o processo seja feito corretamente, o benefício será liberado em até 20 dias úteis, para a  primeira solicitação. O prazo para acessar o preenchimento da solicitação do Passe Escolar Meia Tarifa e do Passe Livre vai até 31/10/2021.

De acordo com a EMTU, no ano passado, foram emitidos cerca de 88,8 mil passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do Estado, ou seja, São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba, destes cerca de  50,7 mil foram Passes Livres e 38,1 mil foram Meia Tarifas.

Com informações do site: FDR