segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Quem faltou Enem durante pandemia não irá pagar taxa em novo exame; entenda


 

Foto: Marcello casal Jr/Agência Brasil
Quem faltou o Enem durante a pandemia não irá pagar taxa de inscrição em novo exame. Essa é a proposta do Projeto de Lei 55/21 que isenta o estudante do pagamento da taxa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) previsto para 2021.

A isenção valerá para todos os estudantes da rede pública de ensino inscritos em 2020 e que deixaram de comparecer às provas e, ainda, os que concluíram o ensino médio em 2020 ou vierem a conclui-lo em 2021.

O texto que tramita na Câmara dos Deputados é de autoria do deputado Wilson Santiago (PTB-PB) ressalta que, em razão da pandemia de Covid-19, o índice de abstenção nas provas escritas no Enem de 2020 foi de 55,3%. As faltas no caso dos testes digitais somaram 68,1%.

“Esses resultados são a maior comprovação da gravíssima situação educacional causada pelo confinamento dos jovens na pandemia”, arma Santiago. “A Covid-19 gerou uma crise sanitária e um estado de calamidade pública sem precedentes”, continuou ele, ao justificar o texto.

Sobre o ENEM

Instituído em 1998 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para auto avaliação de conhecimentos.


Com informações do site: N1N