segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Quando começa o pagamento da antecipação do 13º salário do INSS?


 
Foto: Reprodução
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão o pagamento do 13º salário antecipado este inicio de ano. A medida aconteceu também durante o ano de 2020 onde a primeira e segunda parcela extra foram pagas entre os meses de abril e junho.

Inicialmente, conforme decreto de nº10.410 publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 1º de julho de 2020 a previsão era de que a primeira parcela do 13º salário fosse antecipada em agosto já a segunda parcela no mês de dezembro.

Contudo após as últimas informações o benefício poderá ser antecipado bem antes do que havia sido previsto em decreto.

Quem poderá receber a antecipação?
Todos os segurados do INSS poderão receber a antecipação do 13º salário, sendo eles quem recebe:

Auxílio-doença;
Auxílio-acidente;
Aposentadoria;
Pensão por morte;
Auxílio-reclusão; e
Salário-maternidade.

Pagamento do 13º do INSS em 2021
Para evitar os impactos da pandemia a equipe econômica do governo que já havia cogitado o pagamento do 13º salário do INSS antecipadamente, prevê uma antecipação como nos moldes de 2020.

Segundo informações de assessores presidenciais a previsão é de que os valores possam ser pagos nas seguintes datas de:

Fevereiro
Março
Vale lembrar que todo segurado possui uma data específica para pagamento do benefício mensal. A ordem é definida conforme o número final do benefício, excluindo o último digito.

Ainda consta a regra para quem recebe o piso bem como valores superiores. De acordo com o que é determinado em instrução normativa, os segurados do INSS que recebem até um salário mínimo recebem antes. Logo após, são realizados os pagamentos para quem recebe benefício superior ao salário mínimo.

Com informações do site: Jornal contábil