quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

QUAL A RENDA MÍNIMA PARA FINANCIAR UM IMÓVEL PELA CAIXA?


 
Foto: Reprodução
Muitas famílias pensam em conquistar a casa própria ou o apartamento dos sonhos, mas comprar um imóvel à vista é algo difícil para a realidade brasileira. A maioria das pessoas se rendem ao financiamento, e muitos optam por procurar a Caixa Econômica Federal. Aí surgem perguntas como “qual a renda mínima para financiar imóvel pela Caixa?”

Se esta também é uma dúvida sua, já que o assunto é de grande interesse, fique atento às informações do texto abaixo e saiba mais sobre o financiamento Caixa de Imóvel. Confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você.

Analise a renda disponível
Depois de tomar a decisão, com as informações necessárias para o financiamento, este é o momento de fazer a composição da renda familiar para comprar a casa nova.

Para saber qual a renda mínima para financiar um imóvel é preciso ter conhecimento do preço deste bem, já que o primeiro fator está ligado diretamente a este valor. Quanto maior for o rendimento, mais caro poderá ser o apartamento, por exemplo.

O dinheiro para comprar um imóvel não vem só daquele que solicita o financiamento. A renda pode ser composta a partir do faturamento de todos os moradores da casa, que inclui pais, filhos, irmãos, namorados ou amigos.

Vale lembrar que todos que contribuem com a renda precisam usar o imóvel ativamente. Ou seja, não é permitido financiar uma casa com seus pais se os dois não vão morar com você.

Para saber qual a renda para financiar um imóvel na Caixa Econômica Federal, consulte o valor do apartamento que te interessa e a quantia que a composição da renda familiar atinge.

Todas as instituições financeiras, inclusive a Caixa, aprovam e liberam os financiamentos de acordo com uma regra básica. Ela estabelece que o valor de cada prestação não deve ser maior que 30% da renda familiar mensal, não esquecendo os juros que este processo envolve, definindo, assim, a renda mínima para financiar um imóvel. 

Dê uma quantia como entrada
Dar uma entrada sempre ajuda em qualquer financiamento, e aqui não seria diferente. Isso impacta direto o tempo de pagamento, a taxa de juros e, consequentemente, o valor das parcelas, que está ligado à dúvida sobre qual a renda mínima para financiar imóvel pela Caixa.

Dessa forma, quanto maior a entrada, menor será a renda mínima exigida para o financiamento ser aprovado. O valor dado como parte do pagamento garante esta amortização do saldo, o que reduz, além do valor, a quantidade de parcelas.

O Fundo de Garantia é uma boa opção para abater essa parte do empréstimo, desde que todos os requisitos sejam atendidos. O comprador precisa ter, pelo menos, três anos de registro CLT, não ter nenhum financiamento ativo no SFH e não ser proprietário de um imóvel na mesma localidade. 

Faça simulações
No site da Caixa Econômica Federal, é possível simular financiamento de imóvel   por meio do simulador de crédito. Para isso, basta acessar o portal Caixa, preencher o simulador com informações, como tipo de imóvel (novo ou usado), valor, cidade e se possui outro imóvel na mesma localidade.

Após isso, é necessário incluir os dados pessoais e responder aos questionamentos que o simulador vai lhe fazer. Também há o aplicativo Habitação Caixa, em que é possível fazer a simulação pelo celular. 

Dentro do simulador, na opção “SBPE – Taxa de Juros Fixa”, o sistema mostrará os detalhes do financiamento, o valor do imóvel, o prazo de pagamento e o sistema de amortização. 

O simulador também vai dizer o valor mínimo necessário para a entrada. Com esses dados, você já terá uma noção de qual a renda mínima para financiar imóvel pela Caixa Econômica Federal.

Com informações do site: Melhor Taxa