terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Inep divulga cadernos de prova do segundo dia do Enem digital


 
Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep  divulgou os cadernos de prova aplicados no último domingo (7) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 digital. Os participantes podem baixar a prova na íntegra no portal do Inep. O gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira (10).Além dos cadernos de prova do Enem digital, estão disponíveis também no site as provas e os gabaritos do Enem impresso, aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro.

A aplicação de provas do Enem digital tiveram início dia 31 de janeiro, quando os participantes responderam as questões de linguagens, ciências humanas e zeram a redação. Neste último domingo, resolveram as questões de matemática e ciências da natureza.
Esta é a primeira vez que o Enem é realizado no formato digital, de forma piloto. Ao todo, 93 mil participantes se inscreveram na modalidade. O total de 29,7 mil participantes compareceram no primeiro dia de prova. A intenção é que o exame seja 100% digital até 2026.

Ainda segundo as informações do Inep, a versão impressa do Enem 2020 foi aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes zeram as provas, o que corresponde a menos da metade dos inscritos.
Sobre o ENEM

Instituído em 1998 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para auto avaliação de conhecimentos.

Com informações do site: N1N