domingo, 21 de fevereiro de 2021

Está inscrito no Cadastro Único para programas sociais? Descubra como verificar


 
Foto: Reprodução
O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema do governo federal que reúne informações de famílias de baixa renda, ou seja, em situação de pobreza ou extrema pobreza. A ferramenta é utilizada para a concessão e manutenção da maioria dos programas sociais oferecidos no Brasil.

Por meio do CadÚnico, os órgãos responsáveis pela assistência social conseguem identificar e selecionar famílias que vivem nessa situação de vulnerabilidade social e econômica.

Por isso, se você tem interesse em se inscrever para qualquer programa social, o primeiro passo é verificar se seus dados já estão cadastrados no sistema. Abaixo, falaremos sobre como você pode saber isso.

Como verificar se já estou cadastrado no CadÚnico?
Para ter acesso aos programas sociais voltados para levar alimentação, saúde, educação, moradia e outros benefícios sociais à população de baixa renda, é necessário ter um cadastro atualizado junto ao CadÚnico.

Para consultar se tal cadastro existe ou não, há três meios:

Como consultar pelo site
Ao acessar a página oficial do CadÚnico na internet, o cidadão deve preencher um formulário com dados como nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e Estado e município no qual reside.

Após confirmar o envio dos dados, o sistema emitir uma certidão que comprova a inscrição no CadÚnico. Se não houver nenhum cadastro vinculado à pessoa, o sistema enviará uma mansagem de “Pessoa não localizada”.

Como consultar pelo app
Pelo aplicativo Meu CadÚnico o processo de consulta também é bem simples. A ferramenta está disponível para aparelhos que utilizam os sistemas Android e iOS.

Basta fazer o download do app em seu celular, informar os dados solicitados (semelhantes aos pedidos no site) e aguardar a emissão da emissão da certidão de cadastro ou a mensagem de que ele não existe.

Além desse serviço, o aplicativo também possibilita a consulta de informações, acesso a pendências no cadastramento, entre outras funções.

Como consultar pelo telefone
O terceiro e último meio para saber se alguém já está cadastrado do CadÚnico é o telefone 0800 707 2003. Depois de ligar para o número, escolha a opção 5.

A ligação não tem custo e pode ser feita tanto de um telefone fixo quanto de um celular. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já nos finais de semana, nos feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família, o atendimento é feito das 10h às 16h.

Se você descobrir que não está inscrito, mas que atende aos critérios para participação em programas sociais, compareça ao órgão municipal responsável pela inscrição e faça seu cadastro no CadÚnico.

Com informações do site: Edital Concursos Brasil