quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Veja quanto tempo falta para solicitar aposentadoria do INSS seguindo ESTE tutorial


 


Foto: Reprodução
Todos os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social esperam o momento de sua aposentadoria. Neste post iremos te ensinar como consultar quanto tempo falta para a aposentadoria do INSS.

Com o simulador do INSS é possível verificar a sua atual situação e conferir quanto tempo falta para a aposentadoria. O

sistema foi atualizado há poucos dias e já conta com as novas regras aprovadas com reforma da Previdência que aconteceu em 2019.

O simulador foi disponibilizado no início de 2020, com o intuito de esclarecer aos segurados a situação da aposentadoria, sem a necessidade de comparecer a uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social.Esse sistema foi inserido devido às mudanças nas regras da aposentadoria que tanto confundi os segurados. Dessa maneira, a reforma endureceu as exigências para a concessão de aposentadorias, aumentando pontuações, idades e tempo mínimo de contribuição.A consulta está disponível no aplicativo ou site do Meu INSS, precisando acessar com o seu CPF e a senha cadastrada. Caso não tenha cadastro, basta registrar uma senha.Porém, antes disso, o segurado precisa entender primeiro em qual dos três grupos de trabalhadores está encaixado.

Quem já tinha atingido os requisitos mínimos para algum tipo de benefício até 13 de novembro de 2019;
Trabalhadores que começaram a contribuir para o INSS a partir da Reforma da Previdência, ou seja, após 12 de novembro de 2019;
Trabalhadores que já estavam no mercado de trabalho no momento da aprovação da reforma, mas que ainda não tinham atingido os requisitos mínimos para a aposentadoria.
A primeira situação não será atingida pela Reforma da Previdência e nem pelas regras de transição, já que continuarão a valer, para este grupo, as exigências do antigo regime antes da aprovação do novo modelo.

No segundo grupo serão aplicadas as novas regras aprovadas com a reforma. O último grupo entra em uma das regras de transição. Sabendo em qual grupo se encaixa o simulador irá informar quanto tempo de contribuição ou quantos anos de idade faltam para conseguir a aposentadoria.

A maioria dessas regras muda todos os anos, porém, os pedágios de 50% ou 100% e as regra de transição para as aposentadorias especiais por insalubridade são uma exceção.

Com informações do site: fdr