terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Senai-DF oferece 2,9 mil vagas em cursos de profissionalização gratuitos


 
Foto: Reprodução
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) está com inscrições abertas para 2,9 mil vagas em cursos gratuitos. Há opções de formação técnica, qualificação e aperfeiçoamento profissional (veja detalhes abaixo).

A lista completa dos cursos está disponível no site do Senai-DF. As opções incluem eletricista, confeiteiro e assistente administrativo. As vagas são para modalidades presenciais, semipresenciais e à distância, nas unidades que ficam no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Gama, Sobradinho e Taguatinga.



Cada vaga tem pré-requisitos específicos de idade, formação escolar ou conhecimento prévio. Ao fazer a inscrição pelo site, além de preencher o formulário, o candidato precisa digitalizar frente e verso da carteira de identidade.

Matrícula
Após a seleção, o Senai-DF vai entrar em contato com os candidatos selecionadas para agendar a matrícula, que ocorre presencialmente. Para confirmar a inscrição no curso, é necessário levar original e cópia dos seguintes documentos:

RG
CPF
Comprovante de residência
Comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar)
Alunos menores de idade também precisam levar RG e CPF do responsável legal

Segundo o Senai-DF, os estudantes que concluírem a carga horária total de aulas receberão certificados.
Veja abaixo as diferenças entre os tipos de cursos ofertados:

Qualificação profissional: cursos que preparam para trabalhos em uma determinada área, como confeitaria. As aulas abordam conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais. A duração pode variar de 160 a 460 horas-aula.
Habilitação técnica: formação para quem quer exercer uma ocupação técnica. Os cursos costumam durar um ano e meio, com opções presenciais e semipresenciais.
Aperfeiçoamento/especialização profissional: são aulas que aprofundam o conteúdo de uma determinada área. A duração varia entre 8 a 159 horas-aula.

Com informações do site: g1