sábado, 9 de janeiro de 2021

Saque do Bolsa Família mudou! Receba em mais tempo seguindo ESTAS regras


 

O Governo Federal ampliou o prazo de saque do Bolsa Família de 90 dias para 270. Com isso, os beneficiários terão mais tempo para sacar o valor. A medida visa ampliar o prazo devido à pandemia de Covid-19, e as restrições sociais.
Com a ampliação do saque Bolsa Família os beneficiários terão agora até 270 dias para retirar o valor da conta. Dessa maneira, são mais 180 dias para fazer o saque do programa social de transferência de renda.

A decisão foi publicada no dia 30 de dezembro de 2020 no diário Oficial da União e, portanto, começou a valer a partir desta data. Além disso, o texto prevê a ampliação da data de saque para os municípios que declararem situação de emergência.

Por esse motivo, os municípios que estão enfrentando a segunda onda da Covid-19 ou que passaram por alguma desgraça pública, grande infortúnio ou catástrofe natural podem acionar o estado de calamidade pública e usufruir da ampliação do prazo de saque do programa.

A ideia do governo é evitar aglomerações nas datas indicadas para os saques dos programas sociais, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial. Além disso, o intuito é já deixar um valor que pode ser acionado em uma eventual necessidade.

A ampliação do prazo é contada a partir da data de disponibilização do pagamento. Com isso, os beneficiários terão até nove meses após a data divulgada pelo calendário de pagamento para efetuar o saque sem perder o seu dinheiro.

Segundo o Ministério da Cidadania, atualmente, o programa de assistência social contempla mais de 14 milhões de famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema.

A média paga a cada família é de R$ 192, porém, o valor varia tendo famílias que recebem mais de R$ 300.

Com informações do site: FDR