sábado, 2 de janeiro de 2021

Contabilidade Digital: O que é e quais os principais benefícios


 
Foto: Reprodução
Com o avanço cada vez maior dos meios tecnológicos, quase todos os ramos profissionais sentiram a necessidade de adaptar-se à nova realidade.

Portanto, o contador deve estar por dentro das principais tendências da contabilidade digital.

Todas essas mudanças inevitavelmente farão parte da rotina do contador, então, informar-se ao máximo sobre essas questões trará o diferencial que agregará à sua atuação no mercado de trabalho.

A seguir, confira o guia que elaboramos sobre as tendências da contabilidade digital atual e oriente-se melhor dentro dessa nova realidade do ramo.

Afinal, o que é contabilidade digital?
Contabilidade digital, também conhecida por contabilidade 2.0 ou contabilidade virtual, é uma maneira de realizar a contabilidade utilizando determinadas ferramentas e recursos tecnológicos.

Assim, processos que antes eram completamente manuais, como a comunicação com o cliente, autenticação, recepção, validação, transmissão e armazenamento dos livros contábeis, passaram a ser 100% digitalizados.

Ademais, com todas essas mudanças, houve, consequentemente, a união dos fiscos, Receita Federal, Previdência e postos fiscais.

Assim, as obrigações acessórias tornaram-se todas padronizadas, bem como ocorreu grande melhora nos processos de controle e processos fiscais.

O resultado foi a desburocratização através da remoção de repetições nos processos de declaração, e as empresas saíram no lucro com a consequente otimização de ganhos e benefícios.

A base da contabilidade digital atualmente é o SPED, sendo formada, igualmente, pela EFD (Escrituração Fiscal Digital), ECD (Escrituração Contábil Digital), NFe (Nota Fiscal Eletrônica), CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), EFD-Contribuições e, por fim, eSocial.

Quais as principais vantagens da contabilidade digital?
Com o advento da tecnologia na área da contabilidade, determinadas atividades extinguiram-se e deram lugar a outras – mais rápidas e práticas.

Confira, a seguir, as principais mudanças e benefícios que a contabilidade digital trouxe para a profissão:

Fim da papelada imensa
Foi-se o tempo que o contador tinha de lidar com pilhas e pilhas de papéis, tornando todo o trabalho mais demorado e, muitas vezes, confuso.

Agora, não há mais a necessidade de impressão de tantos documentos, pois têm-se a conferência e digitação.

Todos esses arquivos ficam armazenados em bancos de dados virtuais, o que diminui bastante os gastos com papéis, armazenamentos em arquivos físicos e tonners.

Menos tempo gasto com digitação
Houve a diminuição de processos de digitação em razão da união de arquivos de notas fiscais no formato XML com o sistema do escritório de contabilidade.

Assim sendo, não há mais a necessidade de digitar lançamentos contábeis porque houve essa integração sistema-escritório-cliente.

Maior produtividade
Com toda a praticidade da contabilidade digital, gerou-se a possibilidade de aumento do portfólio de trabalhos, bem como uma melhor gestão do tempo e maior organização.

O contador poderá atuar de maneira mais pró ativa da mesma forma que um consultor, pois agora há a agilidade dos processos, fazendo com que o desempenho da empresa com o cliente seja maximamente otimizado.

A contabilidade digital trouxe maior eficiência e otimizou o valor do trabalho
Digitalizar a contabilidade trouxe:

  • Maior valor aos serviços;
  • Otimização do nível de atendimento aos clientes;
  • Integração e visualização de informações em tempo real por todas as partes, gerando maior transparência nos processos;
  • Possibilidade de diminuir o valor dos honorários, o que torna o mercado ainda mais competitivo;

Com informações do site: Jornal Contábil