sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Como receber o Bolsa Família pelo Caixa Tem? Passo a passo completo!


 
Foto: Reprodução

Segurados do Bolsa Família passam a receber por meio do Caixa Tem. Nessa semana, a Caixa Econômica Federal deu início as liberações do projeto em 2021. O grupo foi contemplado na segunda-feira (18), com mensalidades cujo o valor de base é de R$ 89. Já na próxima semana, os segurados deverão receber de forma digital.

Uma das grandes novidades dentro do Bolsa Família neste ano é a inclusão de pagamentos pelo Caixa Tem. Iniciada desde 2020, a ação irá permitir com que todos os segurados passem a ter acesso a carteira digital da Caixa Econômica.

No entanto, esse procedimento vem sendo dividido por grupos, o que significa que parte ainda recebe em espécie.

Tradicionalmente os valores do Bolsa Família vinham sendo depositados para as contas dos cadastrados que deveriam fazer o saque por meio da utilização do cartão do projeto.
Desse modo, parte significativa não apresentava nenhum vínculo bancário com a Caixa ou demais instituições.

Diante de tais levantamentos, o governo decidiu que os pagamentos agora serão feitos pelo Caixa Tem. A ideia é que todos os inscritos do Bolsa Família, até o mês de março, estejam cadastrados na plataforma, mediante a seguinte divisão para a inclusão:

Calendário de pagamentos pelo Caixa Tem

Beneficiários com NIS final 6, 7 e 8 receberão em janeiro (2,25 milhões de pessoas)
Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)
Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas)

Como receber pelo Caixa Tem

Para quem estiver em dúvidas sobre como ter acesso ao valor é simples. A primeira observação importante a se fazer é de que não há necessidade de ir até uma agência da Caixa para criar um cadastro na poupança digital.

Esse procedimento de inscrição já vem sendo feito pelo próprio banco, em parceria com o governo. O que significa que o cidadão deve apenas instalar a ferramenta em seu celular e começar a utiliza-la.



Como se cadastrar no aplicativo?

O app Caixa Tem é gratuito e está disponível em todos os celulares com sistema IOS ou Android. Desse modo, basta ir até a loja de apps do celular e digitar o nome Caixa Tem. Com a ferramenta instalada, o passo seguinte é o cadastro na mesma.

Nessa etapa é preciso informar o número do CPF, nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Depois de preencher o formulário apresentado, o app solicitará ainda o número de celular do segurado. Esse procedimento é muito importante e deve ser feito com atenção.

É por meio do número do celular que a Caixa enviará um SMS informando o código de liberação do aplicativo.
Ao receber os dígitos, basta informa-los na ferramenta e aguardar a verificação. Feito isso, o app está pronto para uso.


Com informações do site: FDR