domingo, 3 de janeiro de 2021

Como deixar o cartão de crédito seguro?


 
Foto: Reprodução
Como deixar o cartão de crédito seguro? Só quem já passou pelo drama de ver uma cobrança no cartão sem tê-la feito, sabe a importância de cuidar bem das informações de crédito. De acordo com a recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o cartão é o principal fator que provoca o endividamento dos brasileiros, com 77,8%. Por isso, uma reeducação para o uso consciente do cartão de crédito e a adesão de soluções mais econômicas, como as opções de cartão sem anuidade, são essenciais.

Alguns cuidados, no entanto, também são muito favoráveis e indicados para o uso correto do cartão, de forma a manter a segurança e evitar imprevistos, veja:

1. Evite usar a função compra com um clique. Deixar o cartão cadastrado na loja virtual, app favorito ou na nuvem nem sempre é uma boa escolha. Isso porque, se você possui filhos pequenos, por exemplo, pode ter surpresas na hora de pagar a fatura, pagando também por jogos, comidas e outras coisas que não utilizou. Embora seja uma função muito simples e prática, esse hábito pode ser gear um risco desnecessário para suas finanças.

2. Bloqueie temporariamente o cartão. Se você não pretende utilizar o cartão tão cedo ou está vendo que precisa fazer um controle pessoal mais rigoroso quanto aos seus gastos, bloqueá-lo temporariamente no app é uma ótima forma de evitar gastos e surpresas.
Esta é uma ação bastante simples, executada e desfeita rapidamente pelo app do seu banco ou administradora do cartão.

3. Priorize o uso do cartão virtual. Ao priorizar o uso do cartão virtual em compras online, você está garantindo a seguridade dos seus dados de crédito. Isso porque, este cartão é programado apenas para o ambiente web, onde as informações são criptografadas e protegidas. Dessa forma, é possível evitar fraudes e compras feitas por terceiros, sendo que o acesso aos dados do cartão virtual é feito somente pelo app da conta.

O simples fato de proteger as informações de crédito é o melhor caminho para evitar fraudes e gastos alheios no seu cartão, portanto, é hora de aproveitar as dicas e rever sua segurança.


Com informações do site: Mix Vale