sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

CNH Digital libera pagamento de multas com 40% de desconto


 


Foto: Reprodução

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital está disponível para todos os condutores, servindo como uma alternativa ao documento de papel. A CNH digital pode ser acessada gratuitamente pelo smartphone e tem o mesmo valor que o documento impresso.


 
Por esse motivo, a CNH Digital já pode ser utilizada em toda a América do Sul e passou a permitir o acompanhamento, recebimento e pagamento antecipado de multas com até 40% de desconto.

Como funciona?

Para abrir o documento no celular ou tablet, é preciso que o usuário faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store, e se cadastrar biometricamente com a câmera do próprio dispositivo.

O aplicativo reconhece o rosto do usuário da Carteira de Motorista Digital e, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado, pede uma “prova de vida”. O teste consiste apenas em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente.

Como cadastrar

– Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito;

Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços (redirecionamento automático);

– Ative a CNH digital clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;

– Faça login no aplicativo;

– Clique em “adicionar documento” (e escolha a CNH Digital);

– Escolha entre as opções o ícone “pelo celular”;

– Use o celular para ler o QR Code;

– Faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone;

– Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

– O aplicativo vai pedir, ainda, para o usuário criar uma senha de quatro dígitos. É uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Passos realizados, será disponibilizada a CNH Digital no seu dispositivo móvel.

Multa

A CNH Digital poderá ser acessada pelo aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Mas, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.

Com informações do site: ouricuriemfoco