sábado, 23 de janeiro de 2021

2.254 vagas em cursos de graça para aprender profissão


 
Mário Gomes, Giselle Meireles, Dilvânia Maria e Kenya Souza são professores do programa, que está com oportunidades abertas em 11 municípios (Foto: Beto Morais / AT)
Moradores de 11 municípios do Estado vão poder, a partir de hoje, se inscrever em cursos gratuitos de qualificação e começar o ano com novas possibilidades de emprego. Trata-se do Programa Qualificar ES, que oferece, em uma primeira oportunidade, 2.254 vagas.
 Os interessados devem se inscrever para as vagas, que são preenchidas por ordem de inscrição, entre hoje e o dia 28 deste mês, pelo site secti.es.gov.br ou qualificar.es.gov.br.

Para poder fazer a inscrição, o candidato deve morar nos bairros de municípios contemplados pelo programa, que são Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Aracruz e João Neiva. A seleção das regiões onde as vagas são ofertadas é feita de acordo com a vulnerabilidade e necessidade do local, segundo a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel. 

“Com esses cursos, conseguimos dar uma qualificação mais rápida a essas pessoas. Ajudam na empregabilidade e no empreendedorismo, para que essas pessoas consigam, também, abrir o próprio negócio”, explicou Cristina. Ela destacou que, do número total de vagas, 323 são exclusivamente dedicadas para as mulheres. Entre os cursos ofertados, estão o de Maquiador, Cuidador de Idosos, Inglês Básico e Informática e Redes Sociais.

Professora de um dos cursos, a farmacêutica Giselle Meireles disse que os cursos permitem que o aluno atue em diversas áreas. “Os cursos da área da saúde, especificamente, podem capacitar os profissionais interessados em ingressar nas diversas áreas do setor, como balconista de farmácia, cuidador de idosos, cuidador infantil, entre outros”, frisou. O professor de Informática Mário Gomes Pinto ressaltou que os cursos oferecem uma qualificação mais rápida para capacitar para o mercado. “Eles dão a oportunidade de ingressar no mercado e conseguir uma renda mais rápido. Os cursos são bem desenvolvidos e os alunos contam com materiais já inclusos”, disse. 

Quem soube aproveitar a oportunidade muito bem foi a Gleyce Potratz, de 35 anos. Ela já fez três cursos pelo Qualificar e hoje trabalha nas áreas escolhidas. “Fiz os cursos de Cuidador de Idosos, de Decoração de Festa e de Recepcionista. São aprendizados que levamos para a vida toda. Hoje, trabalho como cuidadora e pego serviços avulsos na área de decoração de festa”, salientou. SAIBA MAIS Inscrição As inscrições começam hoje e vão até o próximo dia 28. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.secti.es.gov.br ou www.qualificar.es.gov.br.

São 2.254 vagas para 11 municípios do Estado. Do total de vagas, 323 são destinadas somente a mulheres.

Com informações do site: Tribuna Online