terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Saiba como realizar empréstimos para aposentados


 




Foto / reprodução
Você já sabe tudo sobre os empréstimos para aposentados? Falarei sobre isso aqui no post.
Não tem nada mais interessante do que receber a tão aguardada aposentadoria, não é mesmo?

Você passa anos da sua vida contribuindo para a providencia para poder ter o seu descanso remunerado um dia.

Com a aposentadoria na conta mensalmente, o próprio benefício ajuda você a garantir aos bancos que irá pagar.
Se você quer saber mais sobre o tema e entender mais sobre empréstimos para aposentados esse post é para você.

Empréstimos para aposentado – Pessoal e consignado

– Forma de pagamento:

No empréstimo pessoal, você irá pagar as parcelas por boleto, debito automático na sua conta corrente ou em chegue nominal.

Já se optar por um empréstimo para aposentado consignado, o valor das suas parcelas será diretamente descontado diretamente da sua folha de pagamento.Assim, o seu risco de esquecer de pagar é muito menor, o que acaba diminuindo as suas chances de ter o nome sujo.

– Valor dos juros:

No empréstimo pessoal existe um maior risco de o banco e a financeira não receber o pagamento das parcelas na data de vencimento, assim, as taxas de juros podem ser maiores.Em empresas como Serasa eCred, existe a opção a partir de 3%.

Entretanto, tem no mercado algumas empresas que cobram mais de 12% no mês.Além dessa cobrança de juros, esse tipo de crédito também acaba tendo um CET, Custo Efetivo Total, que é uma taxa que você paga para prestarem o serviço.

Já no empréstimo consignado, as taxas de juros são sempre mais baixas, já que o pagamento será feito direto da sua folha e a financiadora corre menos risco de não receber o pagamento.

A média de juros do consignado chega a uma média de 2% ao mês pelas principais empresas de crédito.

– Valor do empréstimo:

Muitos fatores podem influenciar no valor final do empréstimo pessoa, pois são consideradas a renda e a análise de crédito.Portanto, o banco ou a instituição financeira aprova ou recusa mesmo o pedido.Já no consignado, o fator que define o valor de empréstimo é o tamanho da parcela em relação a quantidade que recebe da aposentadoria.

Por lei, o empréstimo consignado não deve consumir acima dos 30% do salário.
Para aposentados com menos de 79 anos é possível pegar como empréstimo até R$ 80 mil, mas, pessoas acima de 80 anos, você pode solicitar até R$ 30 mil.

– Prazos máximos para as parcelas:

Para os empréstimos pessoal, as instituições financeiras costumam conceder o crédito em até 48 meses de parcela.
Mas, o prazo cai variar de acordo com o seu relacionamento com a empresa.
Para os consignados o prazo é de até 24 meses.

Entretanto, tem beneficiários que conseguem um prazo máximo de 72 meses.
Assim, como outros requisitos, a idade do aposentado aqui está diretamente ligada ao prazo.

– Empréstimo para quem está negativado

Algumas empresas financeiras chegam a oferecer crédito para quem está negativado.Em alguns casos, eles pedem apenas que você apresente outra pessoa para garantir que caso você não pague fica sobre a responsabilidade da outra pessoa.Já se você solicitar um consignado, poderá utilizar o crédito para quitar a sua dívida mais cara.

Governo amplia empréstimos para aposentados

Uma Medida Provisória, ampliou a margem de empresas para aposentados e pensionistas no INSS para 40% do valor do benefício.Nesse caso, 5% deve ser destinado para saque ou pagamento da fatura de cartão de crédito, por exemplo.

Esse novo limite vale para empréstimos que forem concedidos até o final desse ano, ou seja, 31 de dezembro de 2020.Atualmente, os beneficiários do INSS só podem comprometer 30% do valor do benefício e mais os 5% do cartão de crédito, totalizando então 35%.

O objetivo do governo com essa medida é que aumente ao oferta de crédito na economia, dentro desse momento de emergência.Assim, espera-se que o consumo no final do ano cresça de maneira significativa.

As concessões

Depois da notícia, o INSS também desbloqueou para os consignados em 30 dias após a concessão do benefício durante o estado de calamidade. O prazo anterior era de 90 dias.Depois do pedido no banco, o aposentado tem que esperar cinco dias para ter a proposta finalmente analisada.

O pagamento da dívida, definida em março é de 84 meses, ou seja, sete anos.Além disso, você consegue acompanhar as parcelas que estão para vencer pelo Meu INSS, seja no site ou no aplicativo, na página de EXTRATO DE EMPRÉSTIMO.

A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, afirmou que os bancos já estão oferecendo ao consignado a nova margem. As taxas máximas de juros que foram autorizadas são de 1,80% durante o mês para realizar empréstimo e 2,70% mensalmente para o cartão consignado.

Os juros aqui são sempre mais baixos que outras modalidades como o empréstimo pessoal, que é, no mínimo, 4%.

Depois desse post, espero que você tenha tudo o que precisa para entender sobre o empréstimo para aposentados, quais são as opções e como você pode conseguir o seu.Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe uma mensagem no espaço para que eu possa lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Com informações do site: opetroleo