segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Lista de aprovados no Bolsa Família 2020: saiba se vai receber o benefício


 

Ainda que o auxílio emergencial esteja sendo pago às categorias contempladas desde abril, neste ano também houve demanda de pessoas interessadas em fazer parte do principal programa de assistência financeira e social do país. Tendo isso em vista, é possível conferir se o pedido foi aprovado, verificando a lista de aprovados no Bolsa Família 2020. Desse modo, o Folha Go explica neste domingo (13/12) como ter acesso a essa informação.

 
Além de conter o nome dos novos beneficiários, a lista dispõe de todas as famílias que recebem o benefício, pois ela é de acesso público, como determina a lei que criou o Bolsa Família
 
Como verificar a lista de aprovados no Bolsa Família 2020
No artigo 13 da  Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, está a determinação que dispõe sobre a divulgação da lista dos beneficiários do Bolsa Família.

Desse modo, é de acesso público o conteúdo que consta todos os nomes de quem recebe o benefício.
 
Além de conferir quem está participando do programa, é possível verificar os novos usuários. Sendo assim, caso o interessado tenha feito a inscrição para participar do projeto, pode conferir a lista de aprovados no Bolsa Família 2020.

Para tanto, há duas formas de consulta:

Pelo site da Caixa Econômica Federal (CEF);
No Portal da Transparência.
Saiba, portanto, como verificar a lista de forma rápida e segura utilizando as duas opções de consulta.

Como ver a lista dos beneficiários do Bolsa Família 2020 no site da CEF
Nesta opção, o interessado tem que acessar o site da CEF a partir de um servidor Internet Explorer, caso contrário, o sistema do banco não funcionará corretamente.

Dito isso, após acessar, o procedimento tem três opções para a consulta:

Consulta benefício pelo UF (estado);
Por município;
Por família (NIS do RF).
Sendo assim, veja como proceder em cada uma das alternativas.

Consulta do benefício por estado (UF)
Para realizar a consulta, o interessado deve seguir o passo a passo:

Selecione o estado ou o DF;
Em seguida, clique no mês desejado (ficam disponíveis os dados das últimas três Folhas de Pagamento) e depois, no ícone “Consultar”.
Feito isso, será disponibilizado o número total de famílias beneficiárias no estado escolhido ou no DF, além do total em dinheiro transferido às famílias.

Consulta pelo município
Semelhante à primeira opção, a consulta do benefício pelo município é feita da seguinte forma:

Selecione o estado ou o DF;
Em seguida, selecione o município;
Selecione o mês desejado e clique no ícone “Consultar”.
Será divulgado o número de famílias beneficiárias e um documento para ser baixado contendo a lista com os nomes dos Responsáveis Familiares e demais membros da família, com a informação se o benefício está liberado.

Consulta por família
A opção de consulta por família é mais restrita e é feita desse modo:

Digite o Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar (RF);
O nome do RF aparecerá automaticamente. Clique no ícone “Consultar”.
Após clicar na opção de consulta, aparecerá um quadro com o nome do RF, a data de nascimento, a cidade onde a família está cadastrada e a situação do benefício (se aprovado ou não).

Consultar a lista de aprovados no Bolsa Família 2020 pelo Portal da Transparência
Somente pelo Portal da Transparência é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome. Para tanto, o interessado deve ter em mãos o nome completo do Responsável Familiar (seja o seu próprio ou o de outra pessoa).

Em sendo assim, para efetuar a consulta deve-se fazer o seguinte passo a passo:

Acessar o Portal da Transparência;
Na primeira tela, deve-se digitar o nome completo do Responsável Familiar (RF) no espaço de busca (campo escrito “Busque por órgão, cidade, CNPJ, servidor…”).
Em seguida, a busca retornará resultados para o termo pesquisado, com o padrão “Beneficiário do Programa Bolsa Família (aparecerão o nome e o CPF do RF);
Ao clicar no nome do beneficiário, serão divulgadas informações a respeito do Número de Identificação Social (NIS) e os valores pagos que foram sacados e os disponibilizados a cada mês.
Porém, se o interessado não conseguir realizar a consulta dessa maneira, poderá refinar a pesquisa; ou seja, selecionando a opção “Benefícios do Cidadão” na tela inicial.

Estas são, portanto, as opções disponíveis para verificar a lista de aprovados no Bolsa Família 2020.

Com informações do site: FolhaGo, Daniela Marinho