segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Cidadãos terão nova chance de saque do FGTS emergencial


 
Foto / reprodução
Nos últimos dias, a Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que aqueles trabalhadores que ainda não realizaram o saque do FGTS emergencial no valor máximo de R$ 1.045,00, ainda poderão fazer a retirada do valor. 

Para isso, basta fazerem o pedido do recurso pelo aplicativo do benefício entre os dias 7 e 31 de dezembro de 2020. 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi elaborado com o objetivo de promover uma segurança para os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa, mediante a abertura de uma conta na titularidade de cada colaborador.

No entanto, o saque é autorizado apenas mediante demissão sem justa causa, podendo ser disponibilizado entre três a cinco parcelas.

No que se refere ao valor disponibilizado, irá depender de quanto o trabalhador recebia no último emprego, e de quantas vezes o recurso foi solicitado, não podendo ser inferior a um salário mínimo.
 

Porém, diante da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o Governo Federal liberou o saque do FGTS Emergencial. 

FGTS Emergencial 

O FGTS Emergencial foi liberado através da Medida Provisória (MP) nº 946, de 2020, sancionada no dia 7 de abril de 2020, prevendo que os trabalhadores com saldo em conta do Fundo de Garantia pudessem sacar até um salário mínimo reunido entre contas ativas e inativas. 

Os depósitos em conta dos trabalhadores brasileiros foram iniciados no mês de junho para os nascidos em janeiro, de maneira que o saque e transferência do dinheiro ficaram disponíveis a partir do mês de julho.
 

No geral, os depósitos aconteceram até o dia 21 de setembro, e os saques até o mês de novembro. 

Observe o calendário completo: 


Os trabalhadores que não quiseram utilizar o valor puderam devolver a quantia às contas do Fundo de Garantia com as devidas correções.
 

Entretanto, aqueles que não fizeram o pedido, e ainda assim, não movimentaram a conta até o dia 30 de novembro, também tiveram todo o valor devolvido ao fundo. 

Como solicitar o FGTS Emergencial 

A quantia referente ao FGTS pode ser sacada até o dia 31 de dezembro, no entanto, aqueles que tiveram o valor devolvido à conta, no dia 30 de novembro devido à falta de movimentação, devem fazer um novo pedido de saque diretamente pelo aplicativo do FGTS, entre os dias 7 e 31 de dezembro.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, aproximadamente R$ 7,9 bilhões foram devolvidos às contas do Fundo de Garantia.

Agora, após nova solicitação, a Caixa tem até sete dias para fazer o depósito na conta, a qual pode ser movimentada pelo trabalhador mediante o aplicativo do Caixa Tem.

No aplicativo, o usuário consegue realizar compras e pagamentos através do cartão de crédito virtual, bem como, efetuar transferências de dinheiro para qualquer branco sem a cobrança de nenhuma tarifa, além de também permitir uma série de outras funções gratuitamente. 


Com informações do site: Jornal Contabil, Laura Alvarenga